Estratégia de Foco

Apresentação do conceito de Estratégia de Foco: focar a estratégia da empresa num determinado grupo de clientes, num segmento de produtos, ou…

Conceito de Estratégia de Foco

Uma Estratégia de Foco significa focar a estratégia da empresa num determinado grupo de clientes, num segmento de produtos, ou num mercado geográfico específico.

Esta estratégia implica que a empresa dê resposta a um segmento específico mais efetiva e eficientemente do que os concorrentes. Ao responder a necessidades específicas de um determinado grupo, a empresa poderá oferecer algo único e distinto, por isso, valorizado pelos  clientes.

A estratégia de foco significa que a empresa tem ou uma estratégia de baixo custo, ou de diferenciação, ou ambas.

No entanto, como qualquer outra estratégia possuí riscos. Se for uma estratégia de custos, os riscos são: grande importância dada à fabricação em detrimento de outros fatores; possibilidade de não existência de fatores de diferenciação; possibilidade de aparecimento de novos concorrentes com novas tecnologias.

Na estratégia de diferenciação poderá ocorrer a diferenciação em excesso, o preço muito elevado ou demasiado enfoque no produto e estes fatores serem um risco para a estratégia da empresa.

Baseada na definição de Porter, M. (1986) Competition in Global Industries, Harvard Business Scholl Press.

2936 Visualizações 1 Total
2936 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.