Equipas Autogeridas (ou Autogerenciadas)

Conceito de Equipas Autogeridas (ou Autogerenciadas): A expressão Equipas Autogeridas refere-se a um grupo de pessoas inteiramente responsáveis pelos…

Conceito de Equipas Autogeridas (ou Autogerenciadas)

A expressão Equipas Autogeridas refere-se a um grupo de pessoas inteiramente responsáveis pelos resultados de um determinado processo ou projeto, dispondo os seus membros de grande grau de autonomia e de todos os instrumentos essenciais à resolução de problemas inerentes ao seu trabalho. Este grupo é ainda responsável pela atribuição de tarefas e pelo planeamento do trabalho. Trata-se de um dos principais elementos que dão maior flexibilidade à estrutura organizacional, dada as crescentes pressões de mudança e capacidade de resposta às exigências dos consumidores.

Para que as equipas autogeridas o sejam de facto é necessário que os seus membros sejam estimulados e encorajados a encontrar soluções para os problemas, a imaginar e sugerir novas ideias e novas formas de actuar. Numa organização baseada em equipas autogeridas, os colaboradores conseguem visualizar e medir melhor o resultado do seu trabalho e têm uma melhor percepção do peso do seu trabalho no conjunto do processo produtivo, facilitando assim o alinhamento dos objectivos estratégicos em todos os níveis da hierarquia.

4838 Visualizações 1 Total
4838 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.