Ciclo PDCA

Conceito de Ciclo PDCA – O Ciclo PDCA (sigla dos termos ingleses Plan, Do, Check e Act), também conhecido por Ciclo de Deming em homenagem ao seu autor…

Conceito de Ciclo PDCA

O Ciclo PDCA (sigla dos termos ingleses Plan, Do, Check e Act), também conhecido por Ciclo de Deming em homenagem ao seu autor, Edward Deming, é uma importante ferramenta de gestão e controlo da qualidade com o objectivo de melhorar os processos organizacionais, sejam eles de gestão ou de fabrico de produtos ou de serviços.

A aplicação do Ciclo PDCA é extremamente simples, devendo ser efectuada de forma contínua e em espiral. O ciclo é iniciado com o planeamento (plan), no qual são estabelecidas as metas a atingir ou identificado o problema a resolver. Neste planeamento deverá ser definido também o plano de acção, com todas as acções a desenvolver. Segue-se a segunda fase do ciclo: o fazer (do), isto é, executar o que foi planeado. A terceira fase consiste na verificação ou mensuração (check) periódica das acções executadas e dos resultados obtidos, comparando-os com os objectivos ou metas definidas inicialmente. Por fim, a quarta e última fase refere-se à acção (act) de acordo com as conclusões da avaliação, acção esta que pode levar ao aprimoramento da forma de execução ou mesmo à reformulação dos planos, retomando-se assim o ciclo.

1016 Visualizações 1 Total
1016 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.