AIDA (Ferramenta de Marketing e Publicidade)

Apresentação do significado da sigla AIDA… O termo AIDA (sigla da expressão inglesa Attention, Interest, Desire, Action, e que em português (…)

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Conceito de AIDA

O termo AIDA (acrónimo da expressão inglesa Attention, Interest, Desire, Action, e que em português significa ‘Atenção, Interesse, Desejo e Acção’), designa uma ferramenta ou modelo de gestão AIDAda comunicação muito utilizada no marketing e na publicidade e que procura descrever os estados mentais pelos quais os consumidores passam num processo de aquisição de produtos ou serviços e que vai desde o momento em que o consumidor toma conhecimento do produto até ao momento em que faz a sua aquisição. O modelo é já relativamente antigo, tendo sido desenvolvido a partir de finais do século XIX. Desde aí, o modelo foi modificado, expandido e aperfeiçoado para dar incluir novas necessidades e tendências e sobretudo para dar resposta ao advento de novas canais de publicidade e plataformas de comunicação

O objectivo da aplicação do modelo na área do marketing e publicidade é procurar soluções que levem o consumidor a passar de uma fase para a seguinte no processo de compra. Assim, o primeiro passo deverá ser captar a atenção do cliente em potencial; uma boa opção é a surpresa logo nos segundos essenciais. De seguida alimenta-se o interesse questionando sobre problemas e apontando soluções. Segue-se o estímulo ao desejo do consumidor para a aquisição; uma das técnicas mais usadas para estimular o desejo é argumentar sobre a escassez do produto ou serviço; outra é referindo outras pessoas que efectuaram a compra. Por fim encoraja-se a acção de compra.

Os passos propostos pelo modelo AIDA são os seguintes:

  1. Atenção – O consumidor toma conhecimento de um produto, serviço ou marca (geralmente através de publicidade).
  2. Interesse – O consumidor fica interessado em conhecer os benefícios da marca e como a marca se encaixa nas suas necessidades, preferências e estilo de vida.
  3. Desejo – O consumidor desenvolve uma disposição favorável ou sentimento positivo para a marca.
  4. Ação – O consumidor cria uma intenção de compra, faz um teste e faz a compra do produto ou serviço.
2779 Visualizações 1 Total
2779 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.