Robert Engle, economista americano, obteve o Prémio Nobel da Economia em 2003, juntamente com Clive W. J. Granger, por ter desenvolvido “métodos para analisar as séries temporais económicas com o tempo variando de volatilidade”, designado por ARCH.
Robert Frey Engle nasceu em 10 de novembro de 1942, em Syracuse, Nova York. Filho de Robert Fry Engle Jr., químico, e de Mary Starr Engle, professora de francês. Passou a infância em Swarthmore, Filadélfia.
Casou-se com Marianne Eger Engle, psicóloga, em agosto de 1969, e teve dois filhos, Lindsey e Jordan.
Graduou-se em Ciências Físicas no Williams College em 1964.
Doutorou-se em Economia na Universidade de Cornell em 1969. Depois de completar seu doutorado, Engle tornou-se professor do Massachusetts Institute of. Technology de 1969 a 1977. Ele começou a lecionar na University of. Califórnia, San Diego (UCSD), em 1975, onde ficou até 2003. Presentemente é professor Emérito e investigador na UCSD. Leciona também na Universidade de Nova York, da Stern School of. Business. Tem como hobby a patinagem no gelo, tendo já participado de competições adultas como a United States Figure Skating Association, em 1995 em Wilmington Delaware. Havia 21 equipas e Engle ficou na 4° colocação. Em 1996 conseguiu subir para 2° lugar. Palavras de Engle “Quando estou patinando, a economia está longe. E eu sempre volto revigorado e pronto para seguir em frente.”
A contribuição mais importante de Engle foi a descoberta de um método para a análise de movimentos imprevisíveis nos preços do mercado financeiro e as taxas de juros. Os valores das ações, as opções e outros instrumentos financeiros variam aleatoriamente no tempo em função do risco; o grau de flutuação é conhecido como volatilidade. A volatilidade varia ao longo do tempo de forma que há períodos turbulentos, com grandes e rápidas mudanças, seguidos por outros períodos de calma com poucas flutuações. Os métodos estatísticos tradicionais supunham uma volatilidade constante. A proposta de Robert Engle foi, portanto, uma grande inovação. Com seu conceito da Heterocedasticidade Condicional Auto-regressivo (ARCH), descreveu as propriedades de muitas séries temporais e desenvolveu métodos para fazer modelos das variações de volatilidades ao longo do tempo. Esses modelos se tornaram indispensáveis não só para os pesquisadores como também para os analistas dos mercados financeiros. Atualmente Robert Engle, é diretor do The Volatility Institute que foi criado em 2009 na Escola de Negócios da Universidade de Nova Iorque Stern. A missão do Instituto é desenvolver e divulgar investigação científica sobre os riscos nos mercados financeiros e temas intimamente relacionados com econometria financeira. O instituto procura ajudar a moldar o mundo das finanças fornecendo tecnologia de ponta, informação financeira up-to-the-minute, para académicos, profissionais, reguladores e políticos a nível mundial. É também ex-diretor, e atualmente conselheiro do Centro de Pesquisa em Econometria Financeira (Sofie), que é uma rede global de investigadores e profissionais dedicados à pesquisa e partilha de ideias no campo de rápido crescimento da econometria financeira. É uma organização independente sem fins lucrativos, atualmente alojado na Universidade de Nova Iorque.
References:
Karier, Thomas (2011). Intellectual Capital – Forty years of the Nobel Prize in Economics, Cambridge: Cambridge University Press.