Óptica do Produto (Para cálculo do PIB)

O que é a Óptica do Produto – conceito ou significado; fórmula de cálculo do PIB de acordo com a Óptica do Produto; outras ópticas de cálculo do PIB.

Conceito de Óptica do Produto

No âmbito da ciência económica, a óptica do produto (ou óptica da produção, ou ainda, óptica da oferta) designa Óptica do Produtouma das formas de cálculo da produção de determinada economia num determinado período de tempo. Esta óptica de cálculo baseia-se no facto de que o valor de todos os produtos finais é igual ao somatório dos valores acrescentados durante o processo produtivo por cada uma das entidades que intervêm nesse mesmo processo produtivo. Agrupando cada uma das entidades ou unidades produtivas em sectores de actividade, e aplicando esta mesma metodologia de cálculo, pode-se conhecer qual a produção de cada um desses mesmos sectores de actividade.

Ao utilizar este método do valor acrescentado (por vezes também designado por método dos acréscimos) é anulado o problema da múltipla contagem. De facto, o método do valor acrescentado considera apenas, para cada unidade produtiva, o valor que acrescenta ao factores que adquire a outras unidades produtivas (por exemplo, a energia utilizada, ou as matérias primas). Assim, e se tal não fosse efectuado, o resultado seria a duplicação das produções efectuadas por cada uma das ditas unidades produtivas.

Fórmula de cálculo do PIB pela Óptica do Produto

Geralmente, é utilizado o conceito de PIB (ou Produto Interno Bruto) para designar a quantidade total de produção de uma economia. Assim, e de acordo com esta ótica de cálculo, o PIB será dado pela seguinte fórmula:

PIB = Σ(VAi)

em que VAi representa o Valor Acrescentado por cada uma das unidades produtivas intervenientes.

As outras ópticas de cálculo do ‘produto’ são a óptica da despesa e a óptica do rendimento. A primeira destas, calcula o produto como a soma das despesas efectuadas sobre a produção interna pelo conjunto dos agentes económicos. A segunda destas calcula o produto como a soma de todos os agentes económicos.

 

Se és estudante, conhece aqui um trabalho escolar sobre esta temática >>>

7371 Visualizações 1 Total
7371 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.