Liberalismo Económico

Conceito de Liberalismo Económico – Com raízes nas ideias liberais defendidas pelo Fisiocratismo, o Liberalismo Económico surge na Europa e na (…)

Conceito de Liberalismo Económico

Com raízes nas ideias liberais defendidas pelo Fisiocratismo, o Liberalismo Económico surge na Europa e na América no final do Séc. XVIII associado ao liberalismo político nascido na Revolução Americana e na Revolução Francesa Francesa. Segundo esta doutrina económica, deve ser colocada a ênfase na liberdade de iniciativa económica, na livre circulação da riqueza, na valorização do trabalho humano e na economia de mercado (defesa da livre concorrência, do livre cambismo e da lei da procura e da oferta como mecanismo de regulação do mercado), opondo-se assim ao intervencionismo do Estado e à adopção de medidas restritivas e proteccionistas defendidas pelo Mercantilismo.Liberalismo Económico

Um dos grandes defensores do Liberalismo Económico foi o economista Adam Smith, considerado por muitos como o grande percursor da Ciência Económica, que todas as nações do mundo poderiam prosperar sob tal sistema. Segundo ele, o grande e verdadeiro impulso dado à economia é a ambição individual de cada agente, o que traz benefícios para toda a sociedade. Esta realidade não esvazia, contudo o papel do Estado na economia – a ele caberá o papel social de redistribuição de requiza, o fornecimento de bens públicos e a regulação da própria atividade económica.

Associado ao forte incremento da produção e ao desenvolvimento dos transportes viria, mais tarde, a dar origem ao Capitalismo Industrial e Capitalismo Financeiro.

3370 Visualizações 1 Total
3370 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.