U2

Os U2 são uma banda de rock irlandesa formada em 1976. Sendo considerada a melhor banda do mundo por muitos, isto torna-se um trabalho muito difícil para os membros da banda. Por este mesmo motivo, a banda acabou por desaparecer de vez em quando devido às inúmeras experiências e a. os períodos de romance. Mas, durante a maior parte da sua carreira, os U2 comprometeram-se a agarrar e manter o título da Biggest Band da maneira como eles se comprometem com tudo – completamente e apaixonadamente.

Com a grandiosa voz de Bono, com o dedilhar da guitarra de The Edge e a propensão constante do baixista Adam Clayton e do baterista Larry Mullen Jr., o som dos U2 é logo reconhecível em qualquer sitio. Inspirados pelo impulso punk dos Ramones e pelo punditry perspicaz de Bob Dylan, os quatro Irlandeses foram dos subúrbios de Dublin até o topo das tabelas, aplicando os conceitos ambientais de Brian Eno para a transcendência de três cordas.

 

u2-show-américa-do-sul

 

 

Após Larry Mullen, de 14 anos, publicar uma nota no placard da escola secundária à procura de músicos para uma nova banda surgiram os U2.

O LP de estreia em 1980 teve o nome de Boy e foi produzido por Steve Lillywhite, que havia trabalhado com Peter Gabriel e o Psychedelic Furs. O álbum explorou profundamente as esperanças e os terrores adolescentes, rejeitando o egoísmo terrestre do rock duro e o niilismo do punk. Bono era (e ainda é) um cristão praticante, como eram Edge e Mullen, e no seu segundo LP, October (1981), o cantor e compositor incorporou imagens que evocavam a sua fé. Boy e October geraram os singles “I Will Follow” e “Gloria”, que obtiveram um enorme sucesso nos EUA.

Também produzido por Lillywhite, War (1983) cimentou a reputação dos U2 como uma banda politicamente consciente. O single Sunday Bloody Sunday, tornou-se número 11 na Inglaterra e número 53 nos EUA.

O próximo álbum de estúdio dos U2, The Unforgettable Fire , de 1984, foi a primeira de várias colaborações frutuosas com Brian Eno e Daniel Lanois. O álbum gerou o primeiro single americano do top 40, em homenagem ao líder dos direitos civis americanos Martin Luther King Jr., chamado “Pride (In the name of love)”.

Em 1985, os U2 foram proclamados a “Banda dos anos 80” pela Rolling Stone e fizeram uma aparição histórica no Live Aid. No ano seguinte, juntaram-se a Sting, Peter Gabriel, Lou Reed e outros para a Conspiracy of Hope Tour beneficiando a Amnistia Internacional.

 

7c55a0e7

 

 

Os U2 entraram na estratosfera do pop com em 1987 com The Joshua Tree , um esmagamento crítico e comercial que superou a lista de álbuns daquele ano e gerou os sucessos do número um “With or Without You” e “I Still Haven’t Found What I’m Looking For” bem como “Where the Streets Have No Name”. O LP, produzido novamente por Eno e Lanois, ganhou o Grammy Awards para Álbum do Ano e Best Rock Performance.

Em 1988, os U2 envolveram-se numa digressão mundial triunfante com o álbum Rattle and Hum, um LP duplo que combinava trilhas ao vivo com material novo e apresentou aparições como Bob Dylan e BB King.

O próximo LP da banda marcou uma partida estilística, com mais texturas metálicas, batidas mais funestas e músicas de amor íntimas e cansadas do mundo. Achtung Baby atingiu o número um e recebeu críticas muito positivas. O álbum contou com singles como “One”, “Mysterious Ways”, “The Fly”, “Even Better Than the Real Thing” e “Who’s Gonna Ride Your Wild Horses”. O álbum vendeu 18 milhões de cópias mundialmente, e ganhou um Grammy em 1993 de “Melhor Performance de Rock por um Duo ou Grupo com Vocais”.

Em 1993 a banda embarcou na digressão do seu oitavo álbum Zooropa, que contava com uma extravagância multimedia deslumbrante que desmentiu a robusta simplicidade dos concertos anteriores. O álbum era composto por singles como “Numb”, “Stay (Faraway, So Close!)” e “Lemon”.

Em 1997, surgiu o álbum com o nome Pop. O álbum foi uma continuação de uma reinvenção da banda na década de 1990, uma vez que eles seguiram uma nova direção musical, combinando influências de rock alternativo, techno, dance e eletrónica. O álbum emprega uma variedade de técnicas de produção relativamente nova dos U2, incluindo amostragem, loops, bateria eletrônica programada e sequenciamento.

Bono voltou ao ativismo político em 1999, com grande parte de seu foco na luta contra a pobreza mundial. Ele encontrou-se com o presidente Bill Clinton e o primeiro-ministro britânico Tony Blair, bem como com o papa, como representante do jubileu 2000, um grupo sem fins lucrativos dedicado a convencer nações para perdoar dívidas do terceiro mundo no novo milênio. Ele também co-escreveu uma música, “New Day”, com Wyclef Jean of the Fugees; os recursos do single beneficiaram os esforços de ajuda no Kosovo e a Fundação Wyclef Jean.

Os U2 lançaram um álbum novo já no final de 2000, All That You Can’t Leave Behind, com o single “Beautiful Day” que ganhou o Grammy de Record of the Year. “Stuck in a Moment You Can’t Get Out Of” tornou-se um hino para os americanos que estavam ainda a recuperar do choque dos ataques terroristas de 11 de setembro.

 

U2-Meo-Altice-Arena-657x360

 

 

Em 2002, os U2 realizaram o intervalo do Super Bowl XXXVI e emitiram uma segunda coleção de grandes sucessos.

Os U2 lançaram o álbum How to Dismantle an Atomic Bomb  no final de 2004, que entrou nas topos das tabelas em número um. O disco continuou a explorar o clássico do seu último álbum com resultados positivos. Demonstrando um novo instinto para negócios comerciais, o hit “Vertigo” foi apresentado num anúncio de iPod, e o grupo lançou um iPod de edição especial carregado com todos os seus álbuns. Ganhou nove prémios Grammy.

Em 2005, a banda foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame por Bruce Springsteen.

No Line on the Horizon é o décimo segundo álbum de estúdio da banda de rock irlandesa, lançado em 2009, marcando o maior intervalo entre os álbuns da carreira dos U2.

Em 2014 a banda lança o álbum Songs of Innocence. Songs of Innocence é o primeiro trabalho realizado da banda na década de 2010 desde No Line on the Horizon. Tematicamente, Innocence remete à juventude dos membros da banda no início da carreira, inspiradas pelos Ramones e The Clash, na época das suas infâncias, período de adolescência, incluindo relações amorosas e arrependimentos. O vocalista descreveu como uma “coleção das primeiras jornadas” e “o álbum mais pessoal que já escreveram”.

Por fim, em 2017, surge o álbum Songs of Experience. Enquanto o álbum antecessor explorou a adolescência dos próprios integrantes da banda na Irlanda na década de 1970, tematicamente, Experience explora a maturidade, e também uma coleção de cartas escritas por Bono à pessoas mais íntimas.

769 Visualizações 2 Total
769 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.