The Lumineers são uma banda de folk rock natural de Denver, no Colorado, que oscila entre o folk tradicional e o country rock.
Na primavera de 2005, Wesley Schultz e Jeremiah Fraites, ambos naturais de New Jersey, decidiram começaram a trabalhar juntos. Wesley era o melhor amigo de Josh Fraites, irmão de Jeremiah que morreu de overdose aos 19 anos, e a música serviu como um refúgio para os dois.
Para tornarem a sua música conhecida, a dupla mudou-se para New York, mas o custo exorbitante de viver na Big Apple e a dificuldade de atingirem o estrelato fez o dueto procurar outra cidade para morar. Quase ao acaso, Wesley e Jeremiah escolheram o Colorado como o próximo destino e embarcaram para a América Oriental, apenas com três malas e uma caravana cheia de instrumentos musicais.
Quando chegaram, postaram um anúncio à procura de um violoncelista para embarcar nesta aventura com a dupla. A primeira pessoa a responder foi Neyla Pekarek, uma música com formação clássica natural de Denver.
O trio começou então a tocar no Meodowlark, um bar na cidade que oferecia um microfone aberto durante toda a semana para descobrir jovens talentos. Neyla Pekarek canalizava os impulsos de Wes e Jer e continuava a desenvolver os seus talentos no piano e no bandolim.
Nasceu assim a música de The Lumineers, uma mistura de rock acústico, tingido de folk e pop, dentro da veia de Arcade Fire ou Mumford & Sons.
Wesley Schultz tocava guitarra e cantava, Jeremiah Fraites mantinha-se na percussão e Neyla Pekarek no violoncelo e vocais.
Na primavera de 2011, o grupo assinou um contrato com Christen Green e David Meinert da Onto Entertainment. Os dois empresários depararam-se com um vídeo no Youtube da banda, interpretando o futuro hit “Ho Hey” num pequeno apartamento, e decidiram apostar tudo neles. A produtora permitiu que The Lumineers gravassem um álbum no Bear Creek Studio de Seattle, produzido por Ryan Hadlock.
Em dezembro de 2011 “Ho Hey” tornou-se no primeiro single da banda, e é usado num episódio da série “Hart of Dixie”. A partir daí o público americano acabou por conhecer a banda e não tardou a apaixonarem-se pelos sons do grupo.
Por fim, The Lumineers, acabaram por assinar com a produtora independente Dualtone Records.
Discografia:
– The Lumineers (2012)
– Cleopatra (2016)