Surdina

Definição do termo surdina e explicação sucinta da aplicação do dispositivo às diferentes famílias de instrumentos.

Conceito

A surdina é um dispositivo aplicado nos instrumentos musicais com o objectivo de alterar o som emitido por estes: reduzir o volume, modificar o timbre, ou ambos.

O uso de surdina é normalmente indicado nas partituras através da notação, de origem italiana, con sordino ou con sordina (abreviado a con sord. ou simplesmente sord.). A remoção da surdina é indicada através da expressão senza sordina (ou senza sord.). Estas notações podem também ser encontradas na língua inglesa – através de mute e de open, para os metais ou eunmute, para as cordas (os dois últimos no caso da remoção) – e na língua alemã (mit Dämpfer [Dämpfer auf] e ohne Dämpfer [Dämpfer ab/weg], respectivamente).

A surdina nas cordas, nos metais, no piano e na percussão

Nos instrumentos de corda da família dos violinos, a surdina tem a forma de um dispositivo forcado com três dentes, que encaixa no cavalete do instrumento, abafando as vibrações, resultando num som mais suave. A surdina pode também assentar nas cordas entre o cavalete e o estandarte e deslizar até ao próximo cavalete para produzir o mesmo efeito de uma surdina removível em forma de forcado. Existem, ainda, surdinas para efeitos de estudo (de forma a não perturbar outros).

Nos metais são utilizadas uma enorme variedade de surdinas, inseridas ou na campana do instrumento ou fixadas nas bordas. Geralmente, são de alumínio, latão ou cobre mas existem modelos mais económicos de massa, cartão ou plástico. Dado que cada material produz um som distinto, é possível atingir uma panóplia de sons diversos com a aplicação deste dispositivo.

No piano, o pedal do meio preenche a função de surdina. Os instrumentos de percussão também não têm dispositivos específicos que possam ser aplicados, assistindo-se a uma diversidade de técnicas que procuram atingir o mesmo efeito. Por exemplos, os triângulos são “agarrados” pela mão, com o objectivo de impedir as vibrações do instrumento, e as maracas são seguradas pela secção redonda, ao invés da zona pela qual são normalmente pegadas.

612 Visualizações 1 Total
612 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.