Septeto

O termo septeto em música.

Conceito

O termo septeto (em francês, septette ou septuor; em italiano, settimino ou septetto; em alemão, septett; em inglês, septet) designa qualquer composição para sete instrumentos ou vozes ou qualquer combinação de sete instrumentos musicais ou de sete executantes.

Um dos exemplos mais conhecidos de composições deste tipo é o «Septeto op.20» (1800), de Beethoven, em seis andamentos, para clarinete, fagote, trompa e quarteto de cordas. É uma obra de câmara ligeira, informal, que pretende simplesmente entreter.

O «Septeto Militar, op.74» (1816), de Hummel, é igualmente conhecido, sendo considerado por muitos uma das melhores obras de câmara do compositor. Com quatro andamentos, foi composto inicialmente para piano, flauta, oboé, trompa, viola, violoncelo e contrabaixo, mas a sua popularidade originou depois diversas versões com formações distintas, inclusive por parte do seu criador.

266 Visualizações 1 Total

References:

Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.

McLeish, K. & McLeish, V. (1993). Guia do Ouvinte de Música Clássica. Jorge Zahar Editor.

Septeto no.1, op.74, de Hummel. Em https://es.wikipedia.org/wiki/Septeto_no._1,_op._74,_de_Hummel

266 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.