Orquestra

Definição de “orquestra”

No que concerne o teatro, a orquestra, na Grécia Antiga, dizia respeito à parte mais baixa do mesmo, na qual se executavam as danças e as evoluções do coro. Já para os romanos, a orquestra correspondia ao lugar do teatro onde permaneciam os senadores e as vestais.

Relativamente à área da música, por orquestra compreende-se um grupo de músicos que executa peças musicais. Foi com o nascimento da ópera, no Renascimento, que surgiu a necessidade de uma regulação da música orquestral. No século XVII, desenvolveu-se uma orquestra mais organizada, mas só por meados do século seguinte é que ficou estabelecido o “modelo” de uma orquestra sinfónica.

Este modelo compreende que os músicos se disponham de uma certa forma consoante os instrumentos que tocam, a saber, “os instrumentos de corda – como os violinos (em maior número, à esquerda), as violas (ao centro), os violoncelos (à direita em baixo), os contrabaixos (à direita em cima) e as harpas (do lado esquerdo dos contrabaixos), que ficam em primeiro plano; os instrumentos de sopro – como o clarinete, o oboé, a flauta, o fagote, a trompa e o trompete (depois das violas e antes dos instrumentos de percussão), que ficam em segundo plano; e os instrumentos de percussão – como o vibrafone, o xilofone, os pratos, o timbale, o triângulo e a pandeireta (por trás dos instrumentos de sopro, que ficam em terceiro plano. ” 1

O maestro pode, em todo o caso, modificar como quiser este sistema, imprimindo, assim, um toque pessoal em todo o conjunto.

164 Visualizações 1 Total

References:

1 Orquestra in Artigos de Apoio Infopédia. Disponível em https://www.infopedia.pt/$orquestra

164 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.