Ocarina

A Ocarina é um instrumento de sopro.

A Ocarina é um instrumento de sopro que produz som causado pela vibração do ar. É um instrumento muito antigo e que pode ser encontrado em registos de diversas culturas, principalmente em regiões da América do Sul e América Central. As ocarinas têm um formato oval e não seguem o modelo de tubo mais tipicamente associado a instrumentos como as flautas, trompetes e clarinetes. Os Maias, Aztecas e os Incas utilizam as ocarinas em celebrações e rituais, feitas normalmente de barro e com formatos simples ou mais ornamentadas simulando pássaros ou outros animais. Este tipo de ocarinas também foram encontradas em regiões da Índia e da China.

ocarina

Um instrumento de sopro peculiar.

Embora as ocarinas variem em formato e número de câmaras de ressonância e orifícios para os dedos, funcionam todas da mesma forma. Seguradas com ambas as mãos, o utilizador sopra por uma saliência e utiliza os dedos para tapar os buracos dando origem a sons diferentes conforme a combinação de buracos tapados. A sua utilização mais primitiva começou a ganhar interesse pelos europeus a partir do século XVI. Em 1527 um grupo de músicos e dançarinos Aztecas foram levados à corte de Carlos V de Espanha e a performance foi muito bem recebida. Com a aceitação da sonoridade da ocarina na Europa começaram a surgir ocarinas criadas por artesãos europeus. Devido ao som foi apelidado oficialmente de “ocarina” que no antigo latim significava “pequeno ganso”, no entanto por causa do numero limitados de notas, não foi considerado um instrumento de relevância.

No final do século XIX, o musico Guiseppe Donati, criou o formato de ocarina actualmente mais conhecido e que produzia um maior número de notas. Com isto o instrumento ganhou destaque e começou a ser mais utilizados em composições de musica ocidental e até em grupos dedicados como o grupo italiano “Gruppo Ocarinistico Budriese” que continua a existir até hoje. Durante as grandes guerras mundiais as ocarinas eram entregues a alguns soldados para auxiliar a moral das tropas, levando assim a ocarina também aos Estados Unidos da América. Com a chegada da nova tecnologia o instrumento ganhou novo destaque graças ao videojogo de origem japonesa “The Legend of Zelda: Ocarina of Time” de 1998. Nele o protagonista utiliza uma ocarina para invocar diversos poderes como viajar no tempo. Assim o instrumento ganhou destaque entre os mais jovens e hoje em dia é um instrumento conhecido e apreciado um pouco por todo o mundo.

489 Visualizações 0 Total
489 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.