Minuete

Este artigo tem como objectivo abordar sucintamente a forma minuete, em termos formais e históricos.

Conceito

O minuete é um tipo de dança de ritmo ternário, de origem francesa rústica, adaptada ao uso da corte no século XVII. Adquiriu este nome devido ao passo miúdo e gracioso (menu = miúdo) que lhe é característico.

Normalmente obedece à forma ABA, sendo a secção B um minuete contrastante chamado trio porque alguns compositores franceses o escreveram em harmonia a 3 partes ou reduziram os executantes ao número de 3.

O minuete na história da música

Começou a ser utilizado por compositores de música erudita com o compositor Jean-Baptiste Lully (1632-1687), que trabalhou toda a vida na corte do rei Luís XIV, e acabou por se difundir por toda a Europa durante os séculos XVII e XVIII.

Tornou-se um dos andamentos opcionais da suite e está presente em aberturas de Bach e Haendel. No século XVIII, com o classicismo, passou a ser usado em sinfonias (e outras formas) por Wagenseil (nos seus últimos anos), Haydn, Mozart e outros, tornando-se no terceiro andamento padrão desta forma. A partir de Beethoven foi substituída pelo scherzo.

458 Visualizações 1 Total

References:

Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.

458 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.