Indie Pop

Definição e características do Indie Pop

O Indie Pop é um género musical marcadamente caracterizado por possuir estruturas e convenções mais pop, combinados com melodias aprazíveis, cativantes e harmoniosas. Comparado com o seu equivalente no rock, o Indie Rock, o Indie Pop é mais melodioso, menos abrasivo, e em geral abraça temáticas e elementos líricos mais positivos e esperançosos. Géneros musicais ramificados a partir do Indie Pop são o Chamber Pop e o Twee Pop.

Os artistas e bandas associados a este género musical costumam recorrer a uma instrumentalização típica do rock (ou seja, a bateria, a guitarra, o baixo e as vocais). No entanto, existem uma série de outros grupos que acabam por não seguir esta fórmula à risca. Alguns variam as regras de composição musical ao incluírem elementos mais electrónicos ou ao recorrerem ao uso de cordas, muitas vezes ignorando o uso de guitarra por completo.

Os artistas associados ao Indie Pop tendem a abordar a música de uma maneira muito mais primitiva e simplista, tomando, nesta medida, fortes influências das estruturas musicais mais lineares presentes no Punk. O género é fortemente influenciado pela música dos The Velvet Underground, pela música pop dos anos sessenta, pelo Power Pop e pelo Post-Punk.

Principais artistas associados ao género

O Indie Pop foi inicialmente popularizado por bandas e artistas tais como os britânicos Television Personalities e os australianos The Go-Betweens no final dos anos setenta e no início dos anos oitenta. Outras bandas igualmente importantes e que contribuíram enormemente para a disseminação do estilo foram as bandas britânicas Primal Scream, The Smiths, Belle and Sebastian, The Field Mice e muitos outros que haviam contratualizado a produção dos seus álbuns com a editora discográfica, Sarah Records, propositadamente construída para a divulgação deste estilo de música, e uma das principais propulsoras da comercialização do género.

Por volta da década de noventa, o Indie Pop conseguiria ganhar um lugar de destaque junto da plateia americana. Graças a esta expansão no mercado musical, uma série de outras bandas importantes do Indie Pop nasceram, tais como os Beat Happening, os The Magnetic Fields e os Tiger Trap. O negócio musical à volta deste género musical floresceria e abriria caminho ao surgimento de outras editoras discográficas de sucesso, com especial destaque para a K Records.

903 Visualizações 1 Total
903 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.