Impromptu (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Conceito de Imprompti: No âmbito da música, o termo Impromptu designa um nome dado por compositores românticos como Schubert, Schumann e Chopin a uma…

Conceito de Impromptu

No âmbito da música, o termo Impromptu (que tem em ‘improviso’ a palavra equivalente em português) designa um nome dado por compositores românticos como Schubert, Schumannimproviso e Chopin, a uma peça musical curta e geralmente delicada, com cariz de improvisação. Este tipo de peça pode ser escrita para qualquer instrumento solista, mas a grande maioria é escrita para piano.

O termo foi utilizado pela primeira vez em 1817 por um jornal alémão para descrever uma peça escrita para piano por Voříšek. Logo depois diversos compositores aproveitaram a ideia e escreveram os seus próprios impromptus, entre os quais Schubert que publicou duas séries de quatro impromptus para piano, e Chopin que escreveu quatro, entre os quais o célebre Fantaisie-Impromptu. A título de curiosidade, em 1986, os Queen apresentaram num concerto no Estádio de Wembley uma musica chamada Impromptu.

354 Visualizações 1 Total
354 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.