Canto Anglicano

Definição de canto anglicano.

Conceito

O canto anglicano é um tipo simples de melodia harmonizada para o canto de textos sem métrica, principalmente os salmos e os cânticos (quando estes não são cantados em composições mais elaboradas), usado pela Igreja Anglicana (ver anglicanismo) e outras igrejas protestantes de língua Inglesa.

A entoação deste canto baseia-se largamente na tradição do canto gregoriano, ou seja, existe uma pequena melodia que é repetida para cada verso do texto (ou, por vezes, para dois ou mais versos); varia, sim, o número de sílabas nas diferentes linhas de texto. Estas são, então, acomodadas pelo uso de um tipo de nota recitada no início de cada linha, sem tempo definido, que serve de veículo a muitas ou poucas sílabas, enquanto as notas que lhe sucedem são cantadas a tempo e correspondem, normalmente, a uma só sílaba. Vai ao encontro daquilo que o poeta inglês Robert Bridges, em 1912, relembrou a propósito do canto anglicano: a entoação deve adequar-se às palavras e não o contrário.

426 Visualizações 1 Total

References:

Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.

The Editors of Encyclopædia Britannica. (nd). Anglican Chant. Em https://www.britannica.com/art/Anglican-chant

426 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.