Bono Vox

Biografia do músico irlandês Bono Box, o vocalista da banda U2

Bono Vox é um músico, cantor e compositor irlandês mais conhecido apenas por Bono e que é o vocalista da banda U2 desde o ano de 1976. Bono além da carreira na música é também ativista principalmente na área da pobreza do mundo.

 

Bono Vox

(1960)

Bono Vox

Bono Vox, vocalista dos U2.

.

Dados Biográficos

Nome completo: Paul David Hewson
Nascimento: Dia 10 de maio de 1960
Local de Nascimento: Cidade de Dublin, Leinster, em Irlanda
Nacionalidade: Irlandesa
Ocupação: Músico, cantor, compositor e ativista
.
.
.
1960 1982 1973/74 1976  2007

Nascimento

Casou-se com Ali Hewson Terminou a carreira como jogador Começou a sua carreira no mundo da música Nomeado como honorário comendador da Ordem do Império Britânico

 

.
.

Paul David Hewson é o nome do conhecido artista, músico, cantor, ativista e filantropo irlandês mais conhecido por Bono Vox ou só Bono. Bono Vox é o vocalista da conhecida banda irlandesa de rock U2. Bono Vox nasceu na cidade de Dublin, a capital e a maior cidade da Irlanda no dia 10 de maio do ano de 1960. Foi em Dublin que Bono conheceu a sua esposa Alison Stewart e os membros da banda U2. Foi o músico e cantor que escreveu a maioria das letras da banda, muitas inspiradas em temas socias, políticos ou religiosos e fora da banda, Bono colaborou com vários artistas e fez parte da direção da «Elevation Partners», possui um hotel chamado «The Clarence Hotel», em Dublin, em conjunto com The Edge, o guitarrista e tecladista da banda U2. Além da carreira na música, Bono é também conhecido pelo seu caracter de ativista relativamente a África, onde co-fundou a DATA, EDUN, a ONE Campaign e a Product Red assim como organizou vários concertos cujas receitas favoreceram para essas causas.

Bono 1

Bono Vox foi criado em Glasnevin e aos catorze anos perdeu a sua mãe que morreu vítima de um aneurisma cerebral. O triste acontecimento na vida de Bono foi o mote a muitas das músicas escritas pelo cantor tais como «I Will Follow», «Mofo», «Out Of Control», «Lemon» e «Tomorrow» e algumas músicas como «Into the Heart», «Twilight» e «Stories for Boys» foram escritas em relação à altura de infância do artista. A carreira musical de Bono começou quando, em 1976, Bono, The Edge, Dik Evans e Adam Clayton responderam a um anúncio que estava na escola a pedir membros para formar uma banda de rock. Nessa altura em que formaram uma banda tocavam canções dos Rolling Stones e dos The Beach Boys, por exemplo; No entanto a banda não ficou satisfeita com os covers e começou a escrever as suas próprias canções. Bono participou nessa banda que começou por ter o nome de «Feedback», algum tempo depois mudou para «The Hype» e depois de Dik Evans deixar o grupo, os quatro membros restantes acabaram por mudar o nome para «U2». No início Bono começou por ser guitarrista, vocalista e compositor da banda sendo que acabou por ser o maior compositor dos U2 até aos dias de hoje e as letras são quase todas da sua autoria. Bono Vox já ganhou vários prémios enquanto membro dos U2 tais como vinte e dois Grammy Awards, um Golden Globe de melhor canção original para «The Hands That Built America» para o filme «Gangs of New York». Bono está também no Rock and Roll Hall of Fame através dos U2 e em novembro de 2008 a revista de música Rolling Stone classificou Bono Vox como o cantor na lista dos «32 maiores músicos de todos os tempos». O músico irlandês já colaborou com músicos como Zucchero, Frank Sinatra, Johnny Cash, Willie Nelson, Luciano Pavarotti, Sinéad O’Connor, a banda Green Day, Roy Orbison, Bob Dylan, Tina Turner, B.B. King e já gravou com Ray Charles, Quincy Jones, Kirk Franklin, Bruce Springsteen, Tony Bennett, Clannad, The Corrs, Wyclef Jean, Kylie Minougue, Jay-Z, Rihanna e Jennifer Lopez, com quem cantou em dueto. Em 2007 a MTV informou que Bono estava a escrever o prefácio para uma coleção de poesia de nome «Third Rail».

U2, a banda onde Bono Vox é vocalista

U2, a banda onde Bono Vox é vocalista

Fez parte do conselho da Elevation Partners que tentou comprar a Eidos Interactive para investir na área do entretenimento. Bono é investidor da Forbes Media, um grupo dos Estado Unidos da América e tornou-se no primeiro estrangeiro a investir na empresa. O músico e cantor destaca-se também em causas sociais sendo que fez uma digressão de caracter solidário que teve o nome de «A Conspiracy pf Hope Tour», em 1986, nos Estados Unidos da América. Esteve envolvido em várias campanhas de terceiro mundo e ações de sensibilização incluindo a luta contra a sida. Em 2004 foi destacado com o Pablo Neruda «Medalha de Honra» do Governo do Chile e a revista Time considerou-o uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Em 2007 foi nomeado como honorário comendador da Ordem do Império Britânico e no mesmo ano recebeu o prémio «NAACP Image Awards». Bono Vox continua no ativo como vocalista dos U2, banda da qual faz parte desde o ano de 1976.

480 Visualizações 1 Total
480 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.