Bob Marley

Bob Marley foi um compositor e músico jamaicano, conhecido como o maior representante e divulgador do reggae.

Bob Marley, nascido Robert Nesta Marley, foi um cantor e compositor jamaicano de reggae. Ele é considerado mundialmente como o maior nome desse gênero musical e responsável por propaga-lo em todo o planeta. Seus discos já venderam em todo o mundo mais de 75 milhões de cópias.

Tanto a vida como a carreira musical de Bob Marley foi inteiramente voltada para o protesto social. Ele proferiu discursos e compôs canções voltada para problemas da sociedade como a miséria, o racismo, guerras e a maneira como o Ocidente enxergava e enxerga o continente africano e suas necessidades.

Marley pregava nas letras de suas músicas os ideais do movimento rastafári, do qual fez parte durante toda a vida. Ideias de paz, liberdade, igualdade social, preservação do meio-ambiente, resistência contra a maldade foram algumas das mais presentes em suas palavras ao longo de sua curta trajetória na Terra.

Bob nasceu no dia 6 de fevereiro de 1945, no interior da Jamaica, na cidade de Saint Ann. Ele era filho de um militar inglês, branco, Norval Sinclair Marley, e de uma adolescente negra, Cedella Booker. Norval abandonou a esposa e o filho um dia após o casamento, embora tenha continuado a dar suporte financeiro.

Após a morte do pai, em 1995, Bob Marley e a mãe foram morar em Kingston, em uma favela. Apesar de ser hostilizado por outros meninos, devido a cor de sua pele não ser tão escura, ele fez amizade com Bunny Wailer. Junto ao amigo, Marley começou a aperfeiçoar suas habilidades vocais, principalmente após deixar a escola, aos 14 anos.

Bob Marley: início do sucesso

Na década de 1960, Bob formou o grupo Wailing Wailers com Bunny, Peter Tosh e duas backing vocals. Eles fizeram um relativo sucesso na Jamaica ao cantarem sobre temas que ajudavam os guetos pobres a encontrarem identidade. Algumas dificuldades econômicas fizeram com que o grupo se separasse por um tempo. Em 1966, então, a pedido da mãe, que estava nos Estados Unidos, Bob Marley se muda para lá.

Após apenas oito meses nos Estados Unidos, Bob retorna à Jamaica. Ele se vê cada vez mais envolvido com a cultura e a filosofia rastafári. Isso reflete em suas composições, que passam a passar uma mensagem mais espiritual e crítica frente às mazelas da sociedade mundial.

A carreira musical do jovem jamaicano entrou em ascensão ao longo dos anos seguintes, principalmente após o lançamento do álbum Catch a fire. Ele fez turnês pela Inglaterra e pelos Estados Unidos, além de ter chamado a atenção de renomados músicos como Paul McCartney e Eric Clapton. Esse último, inclusive, gravou uma música sua, I shot the sherif.

bob marley

Em 1976, durante as eleições parlamentares na Jamaica, a ilha vivia um período político violento. Bob Marley se dispôs a realizar um concerto gratuito para estimular a união e a paz entre os jovens. O então primeiro-ministro aceitou a proposta, mas dois antes do show a sala onde Bob ensaiava foi invadida por homens armados que dispararam contra todos os presentes. O atentado foi realizado pelos simpatizantes do candidato adversário ao primeiro-ministro.

Bob Marley foi ferido de raspão no peito e em um dos braços. Após o atentado, ele se mudou para Londres, com medo de novos ataques devido às críticas políticas e sociais de suas músicas. Durante sua estadia na Inglaterra, o sucesso dos The wailers apenas aumentou. Eles fizeram shows pela Europa, Estados Unidos, Japão, Austrália e Nova Zelândia. O sucesso de Bob Marley & The Wailers foi avassalador.

O último concerto de Bob Marley ocorreu em 20 de setembro de 1980. Ele havia passado mal em outras ocasiões. Descobriu-se que Marley sofria de um grave câncer de pele. A doença iniciou-se no dedão de um dos pés, mas sua crença rastafári não permitiu que ele o amputasse.

O melanoma espalhou-se para o cérebro, o estômago e os pulmões. Durante oito meses, Bob Marley buscou tratamento na Alemanha, contudo a doença não pôde ser combatida. Ele morreu em 11 de maio de 1981, em Miami, enquanto voltava para Jamaica da Alemanha.

582 Visualizações 1 Total

References:

http://www.bobmarley.com/history/

582 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.