Conceito
A afinação corresponde ao ajustamento da altura dos sons de qualquer instrumento, de forma a que corresponda à norma convencionada. O parâmetro actual para a afinação de instrumentos em conjunto é, por exemplo, o lá utilizado no diapasão, cuja vibração se encontra entre os 440 e 442 hertz. Enquanto alguns instrumentos podem ser afinados quase no momento da execução, como as cordas, através de rápidos ajustes, outros requerem o auxílio de profissionais, o caso das teclas.
Diferentes sistemas de afinação
Os parâmetros da afinação têm sido definidos por diferentes sistemas ao longo da história. Pitágoras, matemático e filósofo grego, foi o primeiro a estabelecer as regras acústicas de real importância, ao determinar que os sons são ouvidos pelo homem segundo certos princípios naturais (através das pesquisas efectuadas com o monocórdio, um instrumento de uma única corda).
Deste conhecimento surge a dita afinação natural, um sistema de afinação instrumental em que se determina uma única escala, normalmente a de dó, de acordo com relação entre as suas notas. As mais afastadas do dó tornam-se muito desafinadas, daí a introdução da escala temperada.
O sistema temperado, que corresponde ao padrão ocidental moderno, foi definitivamente estabelecido no período Barroco, igualando sons enarmonicamente idênticos e possibilitando a execução dos conjuntos em todas as tonalidades conhecidas.
Entre outros sistemas destacam-se ainda o temperamento desigual, um sistema híbrido que possibilitou a grupos de instrumentos tocarem em mais de duas tonalidades vizinhas, ajustando as alturas do som por aproximação média, ou a afinação por microtons, que subdivide os intervalos cromáticos em porções ainda menores, às vezes imperceptíveis para um ouvido menos treinado.
References:
Dourado, H.A. (2004). Dicionário de termos e expressões da música. Editora 34.
Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.