O que são heróis?
Heróis são figuras que apresentam características arquetípicas e reúnem qualidades que os tornam capazes de superar problemas de dimensões épicas. A palavra herói vem do grego ἥρως e, inicialmente, significava o protagonista, personagem principal de qualquer obra dramática ou narrativa. Na antiguidade clássica grega, os heróis se encontravam em uma posição intermediária entre os mortais e os deuses. Eram considerados pelos gregos semidivindades.
Ao longo da evolução humana e literária os heróis assumiram dimensões ambíguas. Eles continuaram e continuam a atuar como modelos, referências, representantes de toda a complexidade psicológica humana. Eles são seres falhos, social e eticamente propensos a duvidarem de suas personalidades e caráteres, mas capazes de superar a si mesmos.
Os heróis são figuras que transcendem suas próprias limitações. Eles são capazes de conquistar feitos que o homem ordinário não consegue. Um herói é capaz de autossacrifício, que só é possível porque ele detém uma fé, uma determinação, uma resiliência e uma força moral e mental muito superiores ao comum.
É normal que os heróis se guiem por valores altruístas e nobres. Eles inspiram fraternidade, liberdade, coragem, justiça e paz. Há, em alguns casos, um desejo muito forte de vingança, mas que é perdoado pelo objetivo maior. As motivações de um verdadeiro herói jamais são questionadas, mesmo que ilícitas ou danosas.
É por meio da arte que os heróis foram representados desde a antiguidade. Pinturas, esculturas e a literatura oral e escrita são responsáveis por narrar ou simplesmente documentar feitos históricos ou lendários de heróis. A cultura de massa atual popularizou ainda o super-herói, que, dotado de poderes extraordinários, diferencia-se ainda mais do homem comum.
O culto ao heroísmo é inerente ao ser humano. A humanidade desde o princípio da civilização inspira-se em figuras de grau elevado em momentos de dificuldade. Períodos de guerra, catástrofe e competição costumam produzir, historicamente, heróis e heroínas que se destacam em momentos de criticidade.
O heroísmo surge sempre em situações que necessitam de uma atitude de extrema bravura, altruísmo e sacrifício. Historicamente, temos o caso de Joana D’Arc, durante a Guerra dos Cem Anos, e Tiradentes, durante a Inconfidência Mineira, no Brasil, como breves exemplos. Na mitologia e na literatura há Héracles, Teseu, Perseu e Hamlet, para citar os mais famosos.
References:
Joseph Campbell, O herói de mil faces. Editora Cultrix, São Paulo SP.