O Senhor dos Anéis (trilogia)

O Senhor dos Anéis (The Lord of the Rings, no original) é uma trilogia da autoria do escritor britânico J. R. R. Tolkien, publicada pela primeira vez entre os anos de 1954 e 1955.

A obra, dividida em três volumes, é um romance de fantasia, com diversas inspirações da mitologia escocesa, nórdica, germânica, celta e finlandesa. A ação desenrola-se num local fictício, a Terra Média, e além de seres humanos, entre as personagens principais surgem também hobbits, elfos, anões ou trolls, além de outros seres fictícios, com inspirações mitológicas.

O Senhor dos Anéis insere-se num universo ficcional criado por J. R.R. Tolkien no qual se passam muitas das suas obras; o autor desenvolveu este espaço imaginário com grande pormenor, tendo criado mapas, a História da Terra Média e dos diversos grupos que ao longo dos tempos a habitaram, e até uma língua própria, e respetivo alfabeto.

Os três volumes contam a história de um hobbit, Frodo Baggins, e da sua jornada desde a sua casa até Mordor, com o intuito de destruir um poderoso anel que tinha herdado; a personagem principal é acompanhada por um grupo de outros hobbits, um elfo, um anão, um feiticeiro e dois humanos, cada um em representação de cada uma das espécies principais que habitam a Terra Média.

O Senhor dos Anéis é uma das sagas de maior sucesso no mundo da literatura, tendo vendido mais de 150 milhões de cópias desde o seu lançamento. A trilogia foi posteriormente adaptada ao cinema, sendo que o primeiro filme estreou em 2001, e o último filme foi lançado em 2003, cada um dos filmes correspondendo a um dos volumes da obra, com a realização a cargo de Peter Jackson; tal como os livros, também os filmes alcançaram grande sucesso junto do público, figurando na lista de filmes com mais espectadores, mais lucros e com mais Óscares recebidos.

 

 

Volumes:

O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres

O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei

370 Visualizações 1 Total
370 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.