O hobbit (livro)

O hobbit é uma obra infanto-juvenil de fantasia, escrita pelo sul-africano J.R.R. Tolkien, publicada em 1937.

O hobbit é um romance infanto-juvenil de alta fantasia escrito pelo sul-africano J.R.R. Tolkien, publicado em 21 de setembro de 1937. A obra recebeu diversos prêmios e honrarias, como a nomeação à Medalha Carnegie. Ela se mantém com o passar das décadas no pódio das ficções infanto-juvenis mais aclamadas e populares de todos os tempos.

A obra foi influenciada por diversas experiências pessoais de Tolkien, bem como por suas paixões. Alguns críticos e estudiosos de O hobbit afirmam que a experiência do autor na Primeira Guerra Mundial contribuiu para alguns temas desenvolvidos no livro. A paixão de Tolkien por fadas, mitologia e linguística também são influências encontradas no romance.

O hobbit foi tão bem-sucedido em termos financeiros e literários que a editora à época pediu uma continuação. Tolkien começou a escrever outro sucesso, O senhor dos anéis. As futuras edições de O hobbit ganharam algumas alterações, para que se encaixasse melhor à narrativa desenvolvida em sua continuação.

O hobbit: lá e de volta outra vez

A trama de O hobbit apresenta a personagem Bilbo Baggins, um hobbit que vivia uma vida pacata em suas terras no Condado. Ele é uma pessoa respeitável, simples, que aprecia uma vida cheia de conforto, boa comida e pequenos luxos dos quais não abre mão. Os hobbits são seres pequenos que prezam, acima de tudo, fartura.

Isso muda quando ele conhece o mago Gandalf, que enxerga nele o perfil perfeito para uma aventura. Bilbo recebe em sua casa, de surpresa, uma comitiva de treze anões. Após uma festa inesperada em sua residência, os anões e o mago lhe falam sobre a missão de recuperarem seu lar, a Montanha Solitária, bem como seu tesouro, roubado pelo dragão Smaug.

Gandalf revela um mapa que mostra uma porta secreta na montanha e sugere que Bilbo seja o ladrão que colocará o grupo em seu interior. Mesmo sem querer, o hobbit entra na comitiva e parte com os anões e o mago rumo à aventura que o faz deixar o Condado e sua vida para trás.

o hobbit

Bilbo, Gandalf e os anões passam por diversos perigos ao saírem do Condado para as Terras Ermas. O primeiro desafio que enfrentam é um trio de Trolls. Após quase serem devorados por eles, o hobbit e os anões são salvos por Gandalf. O mago os leva à Rivendell, lar de elfos liderados pelo mítico Elrond, que lhes revela os segredos do mapa.

Ao deixarem Rivendell, a comitiva é capturada por Goblins e levada às profundezas das Montanhas Sombrias. Bilbo, no entanto, separa-se do grupo antes da captura. Perdido pelos túneis sem fim da montanha, ele encontra um misterioso anel dourado. Esse objeto será fundamental ao longo de O hobbit e de O senhor dos anéis, posteriormente.

Enquanto procura uma saída da montanha e em posse do anel, Bilbo encontra a criatura Gollum. Ele e Bilbo fazem um jogo de charadas: se o hobbit vencer, Gollum lhe mostra o caminho até a saída; se a criatura vencer, ela devora Bilbo. Com a ajuda do anel, que lhe confere invisibilidade, o protagonista escapa da montanha e se reencontra com os anões e o mago.

Ao sair da montanha, a comitiva é perseguida por wargs e orcs, até ser resgatada por águias. Após, todos descansam na casa de Beorn, um troca-pele, que os alimenta e fornece camas. A próxima aventura é na Mirkwood, lar dos elfos da floresta. Sem Gandalf, os anões são presos, mas são salvos por Bilbo.

o hobbit

Cada vez mais próximos da Montanha Solitária, a comitiva, ainda sem o mago, chega à Cidade do Lago. Os humanos de lá auxiliam os anões a chegarem à montanha, pois acreditam que eles podem matar o dragão Smaug. Bilbo infiltra-se no antigo lar dos anões e percebe que a criatura possui uma fraqueza.

Após descobrir Bilbo, Smaug voa até a Cidade do Lago, na crença de que os habitantes de lá ajudaram o hobbit. Um tordo que ouviu Bilbo falar sobre a fraqueza do dragão informa Bard, um dos humanos da cidade, que consegue matar Smaug e acabar de vez com seu domínio.

A obra ainda apresenta uma grande batalha entre humanos, elfos e anões contra um exército de orcs. A vitória só é estabelecida com a chegada das águias e de Beorn. Bilbo retorna para casa com uma pequena parcela do tesouro dos dragões e com o anel encontrado nos túneis da caverna. Além de um hobbit rico, ele se vê transformado pela sua aventura.

O hobbit foi adaptado para o cinema para uma trilogia, cujos filmes foram lançados em 2012, 2013 e 2014.

o hobbit

366 Visualizações 1 Total

References:

Tolkien, J.R.R. (2012), O hobbit, São Paulo, Martins Fontes.

366 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.