Gogol Bordello

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Combinando elementos do punk, da música cigana e do cabaret de Brecht, Gogol Bordello contam a história da diáspora imigrante de Nova York através da devassidão, do humor e de trajes surreais. O gosto musical do líder e cantor Eugene Hütz foi retirado das fitas do mercado negro da Birthday Party e de Einstürzande Neubauten na Ucrânia, a sua terra natal. Depois de ser evacuado para o oeste da Ucrânia em 1986, após o desastre de Chernobyl, Hütz ficou encantado com as qualidades místicas e estranhas da música cigana. Vivendo como refugiado na Polónia, Hungria, Áustria e Itália antes de se mudar para os Estados Unidos em 1993, experimentou a vida como um estranho. Depois de chegar em Nova York, ele juntou-se ao guitarrista Vlad Solofar e ao jogador da squeezebox Sasha Kazatchkoff. O americano Eliot Fergusen acrescentou um forte som de rock na bateria e a banda também foi aumentada por Sergey Ryabtsev no violino, um ex-diretor de teatro de Moscovo cuja experiência anterior seria útil no futuro na criação dos bizarros shows de Gogol Bordello (como um que conta a história de vampiros ucranianos imigrantes super poderosos).

Os primeiros shows do grupo envolveram tocar música cigana em casamentos russos, mas a música deles rapidamente evoluiu para as explosões hiper-cinéticas que lhes renderam seguidores sólidos entre os descolados do centro de Nova York. A banda lançou um single em 1999, intitulado When the Trickster Come A-Pokin, rapidamente utilizada numa longa-metragem, Voi-La Intruder, produzido por Nick Cave e o baterista do Bad Seeds, Jim Sclavunos.

Solofar e Kazatchkoff foram substituídos pelo acordeonista Yuri Lemeshev, da ilha russa de Sakhalin, e dois israelitas, o guitarrista Oren Kaplan e o saxofonista Ori Kaplan, que apesar dos nomes parecidos não são de todo comparados. Hütz ajudou a reforçar a popularidade da banda ao tornar-se uma celebridade no cenário do centro, em parte alimentado pelos seus shows como DJ na quinta-feira no bar / restaurante / bar búlgaro Mehanata, onde tocou música ucraniana, cigana, rai e flamenco para uma multidão de artistas, modelos, ucranianos, russos, ciganos e búlgaros, com tendências para a dança exuberante e pratos esmagadores

Gogol Bordello

Na primavera de 2002, os Gogol Bordello embarcaram numa digressão europeia e apresentaram-se como parte da Whitney Biennial, trazendo a sua música para uma audiência totalmente nova. O Voi-La Intruder foi lançado na mesma época, seguido por outro álbum, Multi Kontra Culti vs. Irony. O East Infection EP foi lançado em março de 2005, antes de Gogol Bordello fazer a sua estreia no Side One Dummy em agosto, com o apropriadamente intitulado Gypsy Punks. Por este ponto, porém, o elenco da banda não incluía Ori Kaplan; ele contou com o baixista Rea Mochiach e com as dançarinas / percussionistas Pam Racine e Elizabeth Sun.

Os membros da banda começaram logo a trabalhar no próximo álbum, mudando para o baixista Tommy Gobena e utilizando os talentos do produtor Victor Van Vugt para ajudá-los a criar o seu quarto álbum, Super Taranta! Loucamente elogiado pelos críticos, que colaram o álbum em todas as suas listas de fim de ano, o Super Taranta! (assim como os concertos ao vivo cada vez mais físicos da banda) fizeram deles heróis indie rock. Live from Axis Mundi foi lançado em 2009, seguido pela quinta produção do grupo de Rick Rubin, Trans-Continental Hustle, para a Sony em 2010. Gogol Bordello assinou com a ATO de Dave Matthews em 2012 e lançou Pura Vida Conspiracy, a sua estreia oferecendo para o rótulo, um ano depois. Em 2017, eles retornaram com o seu sétimo álbum, Seekers and Finders, promovido pelo single de pré-lançamento “Saboteur Blues”, que incluiu uma participação especial de Regina Spektor.

638 Visualizações 1 Total
638 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.