Oscars

Os Prémios da Academia de Cinema são conhecidos também como Oscar.

Os Prémios da Academia foram oficialmente renomeados para simplesmente Oscars em 2013 nome que é dado à famosa estatueta que os vencedores recebem. São 24 estatuetas que atribuem mérito aos filmes norte-americanos nas suas vertentes artísticas e técnicas. Os prémios são atribuídos pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences desde a sua primeira apresentação em 1929 em Hollywood. O que começou por ser anunciado na rádio nos anos de 1930 passou a ser transmitido na televisão a partir de 1953 e hoje em dia é visto em mais de 200 países através da televisão ou em streaming pela internet.

Categorias diversificadas

As categorias foram sendo acrescentadas e alteradas ao longo dos anos, mas atualmente as 24 categorias dividem-se nos seguintes termos: Melhor filme, melhor realizador, melhor ator principal, melhor ator secundário, melhor atriz principal, melhor atriz secundária, melhor filme de animação, melhor curta de animação, melhor cinematografia, melhor guarda-roupa, melhor documentário, melhor curta-documentário, melhor edição de vídeo, melhor filme estrangeiro, melhor curta (não animada), melhor caracterização, melhor banda sonora original, melhor musica original, melhor design de produção, melhor edição de som, melhor mistura de som, melhores efeitos especiais, melhor argumento adaptado e melhor argumento original.

Oscars

As cobiçadas estatuetas de Hollywood.

Algumas categorias sofreram alterações como a de melhor realizador que no primeiro ano da cerimónia foi dividida entre os géneros drama e comédia, assim como a banda sonora que também chegou a ter esta divisão. Outras categorias foram descontinuadas ao longo dos anos como por exemplo melhor direcção de dança, melhor assistente de realização ou melhor musical. Todos os anos existe uma reunião que considera novas categorias e analisa a importância das já existentes. Algumas categorias especiais são votadas também por comités especiais e nem sempre estão presentes na cerimónia, entre elas encontra-se o Oscar Honorário de carreira.

Regras específicas

Para um filme ser elegido tem obrigatoriamente de de estrear no ano anterior em Los Angeles County na California e ficar em exibição durante pelo menos sete dias consecutivos. As excepções são os documentários e filmes estrangeiros. Este ultimo não necessita de ser lançado nos Estados Unidos da América para concorrer aos Óscares, mas apenas um filme por país se pode candidatar no ano corrente. Os documentários têm de seguir as mesmas regras de estreia dos filmes, mas precisam de ao mesmo tempo ser exibidos na cidade de Nova Iorque.

Um filme para ser elegido deve ter no mínimo 40 minutos de duração, excepto as curtas, e deve estar em 24 ou 48 frames com uma resolução mínima de projecção de 2048 por 1080 pixeis. Os produtores devem submeter um documento com todos os créditos devidos e relacionados às respectivas categorias. Depois os membros do comité podem votar nas suas respectivas categorias, por exemplo realizadores apenas podem votar para o melhor realizador, actores para actores, etc. No caso do melhor filme todos os membros podem votar nos nomeados. Categorias como melhor filme estrangeiro, documentário e filme de animação são visionados e votados por todos os membros do comité.

Os membros da academia são divididos em diversos ramos ligados ao cinema. Os actores constituem a maior parte dos membros votantes compondo cerca de 22% da academia. Para integrar a academia os membros têm de ser convidados pelo conselho de governo em nome do comité executivo da academia. Novos membros são considerados todos os anos, quer por nomeação conjunta ou caso alguém proponha um nome que considere ser um contributo significativo na industria do cinema. A academia não revela publicamente o nome dos seus membros, mas por vezes anuncia os novos membros propostos a juntarem-se ao comité de votantes que se mantém por volta dos 6.000 membros.

O nome Oscar

A origem do nome Oscar surge após o comentário de Margaret Herrick, uma das directoras da academia, que ao ver a estatueta disse que esta se parecia com o seu tio Oscar e assim o nome acabou por ser adoptado de forma natural. Os vencedores das estatuetas têm de assinar um documento que especifica que nem os vencedores nem os seus herdeiros podem vender as suas estatuetas sem primeiro oferecer a oportunidade de compra à academia pelo valor simbólico de 1 dólar. Se um vencedor não concordar com este acordo, não recebe a estatueta. Aconteceu alguns Oscar serem vendidos como o caso do Oscar de 1941 entregue a Orson Welles pelo filme Citizen Kane, porque os seus herdeiros descobriram que Welles não chegou a assinar qualquer acordo com a academia que o proibia de vender a estatueta. Assim esta foi vendida a 20 de Dezembro de 2011 num leilão online por cerca de 860 mil dólares.

Os prémios Emmy Awards para televisão, Tony Awards para teatro e os Grammy Awards para musica seguem todos um modelo semelhante ao usado nos Óscares da Academia.

372 Visualizações 1 Total
372 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.