Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
O termo Luke Skywalker refere-se ao personagem principal da saga Star Wars, produzida e dirigida por George Lucas. Protagonista da trilogia original, lançada entre o final dos anos 1970 e o início dos anos 1980, Luke foi interpretado principalmente por Mark Hamill.
Em 2008, o personagem foi escolhido pela revista Empire como o 54º maior personagem de filmes de todos os tempos. Em sua lista dos 100 Maiores Personagens de Ficção, a Fandomania.com classificou Luke na 14ª posição.
Quem é Luke Skywalker?
Luke Skywalker é irmão gémeo de Leia Organa, e foi uma figura importante na luta da Aliança Rebelde contra o Império Galáctico. Também era amigo de Han Solo e aprendiz do Mestre Jedi Obi-Wan “Ben” Kenobi.
Assim como Leia, Luke é filho de Anakin Skywalker com a Rainha de Naboo e Senadora da República, Padmé Amidala. Entretanto, Luke é criado pelos tios Owen e Beru Lars, em Tatooine. Durante a sua infância, Luke é aventureiro e trabalha na fazenda do tio.
Criação do personagem
Luke Skywalker não se chamava assim, quando George Lucas começou a projetar a saga Jedi. O primeiro nome escolhido para o personagem era “Annikin Starkiller”, mas após algumas mudanças passou a ser conhecido como é hoje.
Na verdade, Luke nem era para ser fazendeiro em Tatooine. No rascunho original, ele era um general Jedi, conselheiro de um rei, quase tão poderoso quanto Obi-Wan. E, no final da primeira trilogia, Luke deveria ter morrido, deixando Leoa no comando da missão Jedi.
Apesar das diversas histórias criadas para Luke Skywalker, George Lucas teve ajuda do corroteirista Lawrence Kasdan para tornar o personagem no que ele é hoje. Mark Hamill, entretanto, não foi a primeira escolha dos criadores de Star Wars para interpretar Luke. Antes dele, Robby Benson também fez teste para o personagem.
Foi o ator Rober Englund, que interpretou Freddy Krueger, quem indicou Mark Hamill ao papel.
Aparição nos filmes
A primeira aparição de Luke Skywalker é logo no lançamento da saga, no Episódio IV, Uma Nova Esperança. O personagem tem então 19 anos e aparece comprando dois dróides, R2-D2 e C-3PO, para auxilia-lo na fazenda de seu tio. O primeiro robô lhe mostra uma mensagem holográfica com a princesa Leia em perigo, destinada à Obi-Wan. Luke não sabe que Obi-Wan é um mestre Jedi, ele o conhece como um ermitão, chamado Ben Kenobi.
Ao visitar Ben para lhe mostrar a mensagem de Leia, Luke descobre que seu pai, Anakin Skywalker, foi um cavaleiro Jedi e que foi morto pelo terrível Darth Vader. Ben revela-se Obi-Wan e convoca Luke Skywalker para ir resgatar Leia, que ele ainda não sabe ser sua irmã. Após aceitar o convite, Obi-Wan dá a Luke o o sabre de luz de Anakin e diz-lhe que ele deve iniciar o treinamento Jedi.
Em O Império Contra-Ataca, Luke segue as instruções de uma mensagem deixada pelo espírito de Obi-Wan e vai para o planeta Degobah, finalizar o seu treinamento Jedi com o Mestre Yoda. Antes de terminar os ensinamentos Jedi, Luke tem uma visão de que seus amigos estão em perigo.
Ao tentar ajudá-los, Luke confronta seu pai, Anakin, agora como Darth Vader. Luke recusa-se a acreditar, e quando Vader o tenta levá-lo para o Lado Sombrio da Força, ele se joga num buraco. E, lá em baixo, é resgatado por Leia na Millennium Falcon. O filme acaba com Luke recebendo uma mão biônica.
No último filme da primeira trilogia, O Retorno do Jedi, Luke e Leia vão até o gângster Jabba the Hutt para salvar Han Solo, que está congelado em carbonite. Durante esse meio tempo, Yoda confirma para Luke que Anakin e Darth Vader são a mesma pessoa e que existe outro Skywalker.
O espírito de Obi-Wan aparece para Luke e se desculpa por ter mentindo para Luke e lhe diz que ele terá de enfrentar Vader de novo. Ao perguntar á Obi-Wan sobre “o outro Skywalker” que Yoda falara, ele revela que tem uma irmã gêmea, Leia.
Luke, Leia e Han Solo tentam então lutar contra o Império, com a missão de destruir a Estrela da Morte. Durante a luta, Luke confronta novamente o pai. Darth Vader não consegue ver Luke Skywalker ser morto e salva-o, se sacrificando. Pouco antes de morrer, ele tira a máscara e conversa com Luke como Anakin.
Na segunda trilogia, Luke aparece apenas como um bebé, em A Vigança dos Sith. E no universo expandido criado pela Disney, Luke é mencionado diversas vezes no Despertar da Força, mas aparece apenas no final do filme. Em Os Últimos Jedi, Luke atua junto de Rey, depois de muita resistência, para dissolver a Primeira Ordem.
References:
Empire’s The 100 Greatest Movie Characters
Kaminski, Michael. (2008). The Secret History of Star Wars, Legacy Books Press.