Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Animação 2D (duas dimensões) é a forma mais antiga e tradicional de animação que se conhece. Tratam-se de desenhos estáticos com ligeiras diferenças que reproduzidos em sequência contínua criam a ilusão de movimento num espaço bidimensional. O método tradicional consistia em desenhar cada frame do filme e posteriormente pintar em plástico transparente conhecido como Animation Cels. Cada uma dessas imagens desenhadas e pintadas à mão são fotografadas sobre um cenário e posteriormente compiladas em sequências correspondentes a 24 frames por segundo.
Atualmente a animação 2D recorre a software dedicado para a criação de parte ou totalidade da peça de animação. A animação 2D digital utiliza bitmap e gráficos de vector para criar e editar imagens com recurso a programas como Adobe Flash, TV Paint ou Toon Boom.
Exemplos de animação 2D são filmes como Aladdin ou A Pequena Sereia da Disney, séries de televisão como The Simpsons ou Looney Tunes e curtas de canais de animação na internet como RicePirate ou Harry Partridge.