Cibernauta é um termo utilizado para designar uma pessoa que utiliza a Internet regularmente.
Genericamente, Cibernauta significa utilizador de um espaço virtual ou de uma rede internacional de telemática. A palavra é composta pelo termo “ciber” mais “nauta”, sendo que ciber é um elemento de composição proveniente do inglês “cybernetics” ou “piloto” (ou ainda “condutor”). O termo Cibernética, por seu turno, tem origem na palavra grega “kubernétikê” (arte de pilotar ou governar) que foi introduzida no inglês em 1948 pelo matemático norte-americano Norbert Wiener, e depois aceite pelas outras línguas. Já o elemento “nauta” provém também do grego “naútés” (marinheiro ou navegador).
Diferença entre Cibernauta e Internauta
Os termos Cibernauta e Internauta parecem sinónimos, mas têm ligeiras diferenças.
Cibernauta é uma pessoa que navega no ciberespaço, sendo que ciberespaço é um espaço constituído por dados, informações, interações e atividades que as pessoas podem realizar usando como meio redes de computadores para, por exemplo, escrever, falar, comprar produtos, trocar informações, etc.
Já Internauta é uma pessoa que navega na Internet, encontra-se dentro do ciberespaço, claro, mas o termo só é usado para definir o utilizador que acede a dados através de uma ligação à Internet, enquanto que o Cibernauta pode aceder à informação sem estar a usar a Internet, pode faze-lo através de uma rede de computadores local, por exemplo. Em suma, o Cibernauta navega em vários tipos de redes e pode entrar em vários ciberespaços enquanto o Internauta (termo mais limitado) é a pessoa que se restringe à navegação na Internet, sendo que Internet é o conjunto de redes de computadores que, espalhados por todas as regiões do planeta, conseguem trocar dados e mensagens utilizando um protocolo comum, capaz de unir vários utilizadores particulares, empresas de todos os tipos, entre outras entidades e organismos.