Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Paquíteno é terceiro estágio de prófase na divisão celular por meiose, durante o qual cada par de cromossomos vai se separar em cromátides irmãs com ruptura e cruzamento de genes. O paquíteno vem depois zigóteno e antes do diplóteno
Origem da palavra: paquíteno greco/francês, onde pakhus (do grego)= significa grosso, e tène (do francês)= significa fita. Em uma tradução literal podemos definir como fita grossa em clara alusão ao nível de condensamento dos cromossomos.
A meiose é uma forma de divisão celular que dá origem a células sexuais ou gametas geneticamente diversas. É composto por duas divisões nucleares sucessivas, a saber, a meiose I e a meiose II . Meiose I é composto por quatro fases: prófase I , metáfase I , anáfase I , e telófase I . Prófase I é o primeiro estágio e é composto dos seguintes sub-fases: leptóteno , zigóteno, paquíteno , diplóteno e diacinese .
Paquíteno é o estágio que se segue após o estágio do zigóteno . Antes do paquíteno, os cromossomos homólogos agora se juntaram e ficam mais espessos. Uma montagem de estrutura proteinácea de formas complexas chamadas de sinaptossomas que são semelhantes a um zíper para facilitar a sinapses e auxiliar na estabilização do emparelhamento de cromossomos homólogos e promovendo também a formação de regiões cromossômicas que irão possibilitar a formação de quiasmas e o crossing over (permuta) durante o diplóteno. Portanto, os cromossomos homólogos pareados que entram no estágio do paquíteno são agora referidos como tétrades (para ter quatro cromátides) ou bivalentes (para dois cromossomos homólogos que se associaram).
Durante o paquíteno, cada tétrade encurta, engrossa e se separa em quatro cromátides distintas juntas no centrômero . Este é também o estágio de recombinação homóloga, por exemplo, cruzamento cromossômico entre cromátides não consternadas. Nos locais onde ocorreram trocas genéticas, os quiasmas se formam. No entanto, esses quiasmas ainda não está visível no microscópio nesta fase.