Álcool

Conceito de Álcool

Quimicamente o álcool pode ser definido como um composto orgânico constituído por uma estrutura de carbono, hidrogénio e um ou mais grupos hidroxilos (OH). A denominação dos álcoois varia consoante a posição e o número de grupos hidroxilos (OH). A IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry) organização que define as regras de nomenclatura química atribui a terminação –OL para os álcoois.  A nomenclatura destes compostos deve ser feita segundo três regras principais: atribuição de um prefixo que indica o número de carbonos presentes no composto; infixo que indica o tipo de ligação entre o grupo(s) –OH e a cadeia de carbono, sendo utilizado AN para ligações simples, EN para ligações duplas e IN para ligações triplas; e por fim a terminação –OL no final do nome do composto.

Assim temos como exemplos o metanol (álcool mais simples) , 1-propanol, Ou o 1,2-  etanodiol

O etanol (ou álcool etílico) com a estrutura CH3CH2OH é provavelmente o álcool mais conhecido tendo aplicações médicas devido às suas propriedades de desinfeção, sendo também um composto de bebidas alcoólicas obtido, para este fim, através da fermentação de açúcares.

Etanodiol

Propanol

Metanol

 alcool1 alcool2 alcool3
2989 Visualizações 1 Total
2989 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.