A Universidade de Coimbra é uma instituição de ensino público que se localiza na cidade de Coimbra, em Portugal. Foi fundada há 727 anos, no dia 1 de março de 1290. A Universidade é constituída por três pólos universitários e oito faculdades. Além disso possui ainda o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e o Estádio Universitário, que se localiza na Avenida da Guarda Inglesa, em Coimbra. Além disso a universidade possui ainda quatro unidades de ensino e investigação, nove unidades de extensão cultural e de apoio à formação, dezoito bibliotecas e dois museus.
Divisão da Universidade de Coimbra
Atualmente a Universidade de Coimbra (UC) possui oito faculdades: Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tenologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação e Ciências do Desporto e Educação Física e está divida em três pólos universitários:
O Pólo I, que é o pólo principal da faculdade, localiza-se na zona histórica da cidade, a alta da cidade e é lá que estão centralizados os órgãos de governo da universidade, os serviços gerais como por exemplo a reitoria e os serviços administrativos. Neste pólo situam-se as Faculdades de Letras (FLUC), a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE-UC), a Faculdade de Direito (FDUC) e ainda alguns departamentos tais como o Departamento de Arquitetura, o Departamento de Ciências da Vida, o Departamento de Química e o Departamento de Física. Todos estes departamentos pertencem à Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC). Ainda no Pólo I da Universidade de Coimbra estão localizados o arquivo, o Colégio das Artes e a Biblioteca Geral. É nesta localização e pólo que está o Paço das Escolas, classificado Monumento Nacional e Património Nacional e encontra-se inscrito na listagem de Património Mundial da UNESCO desde 2013, onde se localiza a Faculdade de Direito, a Sala Grande dos Atos, a Sala do Exame Privado, a Sala das Armas, a Sala Amarela, a Capela de São Miguel, a Porta Férrea, a Via Latina e a Torre da Universidade (também conhecida por cabra) e a Biblioteca Joanina. O Pólo II, ou Pólo de Engenharia da Universidade de Coimbra localiza-se no Pinhal de Marrocos, junto ao Rio Mondego e lá encontram-se duas Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação da universidade: os departamentos de engenharia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC) nomeadamente o Departamento de Engenharia Eletrónica e de Computadores, Departamento de Engenharia Informática, Departamento de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Química, Departamento de Engenharia Mecânica e o Departamento de Ciências da Terra. E o Instituto de Investigação Interdisciplinar. O Pólo III, ou Pólo das Ciências da Saúde localiza-se em Celas, junto ao Hospital Universitário de Coimbra e acolhe duas Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação da Universidade: A Faculdade de Medicina e a Faculdade de Farmácia. Neste pólo situam-se ainda alguns laboratórios de investigação associados a estas faculdades como por exemplo o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e o Centro de Estudos Farmacêuticos (CEF). A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra localiza-se num edifício à parte, um palacete da Avenida Dias da Silva, em Coimbra. Está afastada dos outros pólos e foi criada em 1972. Quanto ao Estádio Universitário e à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física a mesma localiza-se na margem esquerda do Rio Mondego, junto à Ponte de Santa Clara e além do estádio e da faculdade tem também um restaurante universitário.
Constituição dos cursos e do governo da Universidade
É de referir que a Universidade de Coimbra é das universidades mais antigas do mundo que ainda se encontram em atividade atualmente e que conta com mais de 35 cursos de 1º ciclo (Licenciatura), 129 cursos de 2º ciclo (Mestrado), 78 cursos de 3º ciclo, 14 pós-graduações e especializações e 78 cursos não conferentes de grau. Os cursos de 1º ciclo têm atualmente 8445 estudantes, os cursos de 2º ciclo têm 10 437 frequentadores e os cursos de 3º ciclo têm 2508 alunos. Quanto às pós-graduações o número é de 272 estudantes e aos cursos não conferentes de grau o número fixa-se nos 2699 segundo dados da própria universidade. Em suma, 56% dos alunos são do sexo feminino e os restantes 44% do sexo masculino. No setor da investigação, a Universidade de Coimbra conta com 40 Unidades de Investigação, 2570 publicações na Web of Science em 2016 e 29.738 citações no período de 2012 a 2016. Existem 404 estudantes a beneficiar de bolsa de investigação e 251 projetos de investigação em curso durante o ano sendo que 223 teses de doutoramento já foram concluídas. Estes números perfazem um total de 1702 docentes e investigadores, 1227 docentes doutorados ou investigadores doutorados, 1269 funcionários gerais técnicos, ou seja, 54% dos trabalhadores são do sexo feminino e os restantes 46% são do sexo masculino e o reitor da Universidade é João Gabriel Silva tendo como vice-reitores Henrique Madeira, Helena Freitas, Amílcar Falcão, Madalena Alarcão, Vítor Murtinho, Joaquim Ramos de Carvalho, Margarida Mano e Clara Almeida Santos.