Sé Velha de Coimbra

A Sé Velha de Coimbra localiza-se na freguesia da Sé Velha, em Coimbra e é um dos monumentos em estilo românico mais importantes de Portugal.

sé velha 1Localização e Construção da Sé Velha

A Sé Velha de Coimbra, como o próprio nome indica é uma igreja que se localiza na freguesia da Sé Velha na cidade, concelho e distrito de Coimbra, em Portugal. O início da sua construção coincide com o final da Batalha de Ourique (que se desenrolou nos campos de Ourique, atualmente Baixo Alentejo, no ano de 1139). Após o término da Batalha de Ourique, Afonso Henriques declarou-se Rei de Portugal e decidiu escolher a cidade de Coimbra como capital do seu reino e financiar a construção de uma nova catedral. Começou assim a construção da Sé Velha de Coimbra. O projeto da Sé Velha é atribuído ao mestre Roberto – de origem francesa – que, naquela época, dirigia a construção da Sé de Lisboa e que visitava Coimbra com frequência. A questão da direção das obras da Sé ficou a cargo do mestre Bernardo – também de origem francesa – que foi mais tarde substituído pelo mestre Soeiro, um arquiteto que chegou a trabalhar noutras obras tais como de igrejas na diocese do Porto. A função inicial da Sé Velha era ser uma catedral religiosa e atualmente é propriedade do Estado Português sendo uma igreja paroquial da diocese de Coimbra e é património nacional sendo considerada um Monumento Nacional.

Aspectos Artísticos da Sé Velha

A Sé Velha de Coimbra é dos monumentos românicos mais importantes em Portugal. A parte da Igreja é de estilo românico no entanto o claustro é de estilo Gótico e no portal lateral da Sé prevalece o estilo Renascentista. O estilo Românico é facilmente identificado pelo grande número de capitéis esculpidos na Sé – cerca de 380 capitéis. São motivos geométricos entrelaçados e predominam as influências árabes através dos motivos vegetalistas. Não existe grande presença da figura humana nem de passagens bíblicas. Do estilo Gótico (entre o século XIII e o século XIV) estão presentes ao longo das naves laterais da Sé Velha vários túmulos com estátuas jazentes. Um dos mais importantes é o de D. Vataça, datado de 1136, da autoria do mestre Pero. Já entre o século XV e o século XVI, o bispo D. Jorge de Almeida alterou alguns aspetos da Sé e realizou uma mudança decorativa. Os pilares das naves e as paredes laterais foram cobertos com azulejos coloridos com motivos geométricos que mais tarde acabaram por ser retirados. A Igreja contém ainda altares do estilo Renascentista e tem um retábulo de pedra com Jesus e os apóstolos do escultor João de Ruão. No transepto encontra-se uma pia batismal de estilo Gótico e Renascentista obra de Diogo Pires-o-Moço, um artista português. A pia batismal de estilo Manuelino, da Sé Velha, encontra-se nos dias de hoje na Sé Nova de Coimbra.

se velha 2

Aspetos Arquitetónicos da Sé Velha

É a única das catedrais portuguesas de estilo Românico da época da reconquista que sobreviveu relativamente intacta até aos dias de hoje. Em Coimbra existem outras igrejas com estilo Românico, no entanto sofreram algumas alterações e perderam o estilo original de construção. São exemplos o Mosteiro de Santa Cruz e a Igreja de São João de Almedina. Vista do exterior a Sé Velha assemelha-se a um castelo com muros altos e janelas estreitas e tem influência do clima de guerra da reconquista portuguesa. A fachada principal tem uma parte mais avançada com um portal que possui várias arquivoltas e um janelão parecido ao portal. A fachada principal é reforçada nos cantos por contrafortes que ajudam a compensar a inclinação forte do terreno no sítio onde está localizada a Sé Velha – entre a baixa e a alta da cidade. O interior da Sé é composto por três naves, um transepto pouco desenvolvido sendo a cabeceira formada por uma abside e dois absidíolos. As coberturas são em abóbada de canhão na nave central e abóbada de aresta nas laterais. Quanto ao claustro, o mesmo é uma transição para o estilo Gótico e encontra-se a sul da Sé. Cada face do claustro possui cinco arcos quebrados, envolvendo cada qual um par de arcos geminados de volta perfeita, rasgando-se em cada bandeira uma pequena rosácea.

912 Visualizações 1 Total
912 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.