Disneyland é um parque de diversões situado em Anaheim no estado da Califórnia nos Estados Unidos da América. Foi inaugurado em 17 de Julho de 1955 e construído e desenhado sobre a supervisão directa de Walt Disney. Actualmente os parques de diversão da Disney encontram-se espalhados pelo mundo. Além do parque na Califórnia existe um semelhante no estado da Florida, dois parques em Tóquio no Japão (Disneyland e DisneySea) sendo o primeiro país estrangeiro a inaugurar um parque da Disney, um parque na Europa em Paris, França, e ainda um parque em Hong Kong. A estes juntam-se ainda os Disney Resort, um em Shangai na China e outro no Havai em Aulani.
Depois da Walt Disney Studios estar estabelecida e após visitar alguns parques de diversão com a família, Walt Disney começou a conceptualizar a sua visão do que viria a ser a Disneyland. Os primeiros planos começaram por ter em mente oito hectares próximos aos estúdios de Burbank para que os seus empregados e as famílias pudessem relaxar. A chegada da Segunda Guerra Mundial adiou os planos de construção. Durante esse período novas ideias foram surgindo e os planos iniciais deixaram de caber somente em oito hectares de terreno.
Disneyland mantém-se um parque temático de referência mundial.
Em 1953 foi conduzida uma investigação pelo Stanford Reserach Institute por um local com mais de 100 hectares de terreno, nos arredores de Los Angeles. O espaço para a Disneyland nascer teria de incluir rios, cascatas, montanhas, um castelo, elefantes voadores, potes de chá gigantes e outros cenários e adereços que pudessem traduzir para um espaço físico a “magia” da animação Disney.
A procura pelo espaço ideal terminou em Anaheim, na Califórnia, com um terreno de 160 hectares em Harbor Boulevard. De forma a obter o apoio financeiro desejado Walt Disney criou uma série de televisão chamada “Walt Disney´s Disneyland” que mostrava aos poucos as ideias para o futuro projecto. A construção do parque começou em 21 de Julho de 1954, apenas 12 meses antes da data prevista para a abertura ao público. O próprio Walt Dinsey supervisionava cada uma das construções e caso os arquitectos não tivessem uma interpretação diferente daquilo que Walt visionava, ele próprio levava os planos para casa e no dia seguinte surgia com a sua ideia detalhada de forma a que todo o parque fosse um reflexo da sua visão para aquilo que seria um local de magia e fantasia. O sonho idealizado por Walt custou cerca de 17 milhões de dólares.
Inauguração atribulada
A Disneyland abriu portas a 17 de Julho de 1955 com direito a uma emissão televisiva especialmente dedicada à abertura do parque e das suas atracções. Mais de 28.000 pessoas entraram no parque pela primeira vez, muitos dos bilhetes eram contrafeitos, uma onda de calor atingiu a região elevando as temperaturas, faltava água em várias das fontes para consumo e parte do asfalto do parque sofreu com o calor tornando o piso irregular. O primeiro dia teve imensos contra tempos, mas era o culminar do sonho de Walt Disney e cada dia que passava o parque melhorava as suas condições e atraia mais visitantes. Por volta de 1965, dez anos depois da inauguração mais de 50 milhões de pessoas passearam pelas ruas da Disneyland.
Desde a sua abertura que a Disneyland sobre inúmeras expansões e renovações para acompanhar o lançamento de novos filmes e aquisição de novas licenças, exemplos dessa continuidade são atracções como a Mickey`s Toontown criada em 1993 e a futura Star Wars: Galaxy`s Edge que está prevista abrir em 2019. A rede de parques Disneyland tem mais adesão do que qualquer outra rede de parques temáticos no mundo com um numero acumulado de mais de 650 milhões de visitantes. Cada um destes parques emprega milhares de pessoas nas mais variadas funções desde supervisores, guias, seguranças, cantores, actores entre outros.