Em Portugal, o termo Distrito é utilizado para designar uma unidade territorial que pode ser de natureza política, administrativa, militar, judicial, fiscal, policial ou sanitária. Geralmente, o termo Distrito é utilizado para designar a unidade de natureza administrativa; quando se pretende fazer referência a unidades territoriais de outra natureza usa-se normalmente termos como ‘distrito judicial’, ‘distrito militar’, etc.
A criação dos distritos administrativos em Portugal datam da reforma administrativa de 1835. Até essa altura, o país estava dividido em províncias, que por sua vez se subdividiam em comarcas. Com a entrada em vigôr da A Lei de 25 de Abril de 1835 foram suprimidas as províncias e as comarcas e foram criados 17 distritos no continente e quatro nas Ilhas Adjacentes. À frente de cada Distrito ficaria um Administrador-Geral, o qual a partir de 1840, passaria a ser designado por Governador Civil. Desde aí poucas alterações ocorreram, com exceção da mudança da sede do distrito de Lamego para Viseu devido à posição mais central desta última, da criação do distrito de Setúbal em 1926 e a supressão dos distritos dos Açores e da Madeira aquando da entrada em vigor da Constituição de 1976.
Atualmente, o número de distritos administrativos em Portugal é de 18, nomeadamente:
- Distrito de Aveiro
- Distrito de Beja
- Distrito de Braga
- Distrito de Bragança
- Distrito de Castelo Branco
- Distrito de Coimbra
- Distrito de Évora
- Distrito de Faro
- Distrito da Guarda
- Distrito de Leiria
- Distrito de Lisboa
- Distrito de Portalegre
- Distrito do Porto
- Distrito de Santarém
- Distrito de Setúbal
- Distrito de Viana do Castelo
- Distrito de Vila Real
- Distrito de Viseu
Quanto aos distritos judiciais, o mesmos foram extintos em 2014 na sequência da reorganização judiciária então levada a cabo. contudo, o Ministério Público continua a manter uma organização territorial com base em quatro procuradoriais-gerais distritais, que têm como área de jurisdição os distritos judiciais que existiam em 2014.
Até à sua extinção, existiram os seguintes distritos judiciais:
- Distrito Judicial do Porto (1832-2014);
- Distrito Judicial de Lisboa (1832-2014);
- Distrito Judicial dos Açores (1832-1910);
- Distrito Judicial de Coimbra (1918-2014);
- Distrito Judicial de Évora (1973-2014);