Recursos Didáticos

O presente texto tem como objetivo explicar o conceito de Recursos Didáticos expondo assim uma definição e a importância dos mesmos nos contextos educativos.

Conceito de Recursos Didáticos

Os recursos didáticos, de uma maneira geral, são todos os materiais e/ou objetos utilizados durante o processo de aprendizagem com o intuito de o tornar mais agradável, rápido e eficaz. Por outras palavras, os recursos didáticos são ferramentas que podem ser utilizadas para introduzir uma temática, facilitar a compreensão e clarificar um determinado aspeto de um problema durante uma sessão de formação.

Atendendo ao que foi exposto no primeiro paragrafo, existem inúmeros recursos didáticos que podem ser utilizados pelos professores e/ou formadores: quadro branco, quadro de conferências, maquetas, documentos, retroprojetor, data show, projetor de diapositivos, entre outros.

Considerações sobre os Recursos Didáticos

Na medida em que o ser humano aumenta a sua capacidade de assimilação (entre 60% a 70%) através do contacto com um elemento visual, nos dias de hoje, torna-se impensável conduzir um processo de aprendizagem sem a utilização de recursos didáticos, isto porque, os mesmos funcionam como um mecanismo facilitador da aprendizagem, promovem a motivação, melhoram a retenção da imagem visual/formação, favorecem a experimentação/observação, facilitam a apreensão de conceitos, auxiliam na troca de ideias e ajudam na atividade do professor e/ou formador.

O professor e/ou formador podem optar por utilizar diversos recursos didáticos (não projetáveis ou projetáveis) e meios audiovisuais. Os diversos meios pedagógicos acarretam diversas vantagens e desvantagens, exposto isto, o professor e/ou formador não devem considerar que existe meios mais ultrapassados e/ou mais modernos, mas sim conhecer bem cada um e saber que recurso utilizar em detrimento de outro nas suas sessões.

Importa esclarecer que o professor e/ou formador na preparação dos recursos didáticos para promover a sua eficácia e não a provocação de ‘ruído’ deve ter em atenção aos objetivos a atingir com a utilização de um determinado meio, o público-alvo, a natureza/especificidade da informação a transmitir, a disponibilidade dos meios, a adequabilidade dos meios a utilizar no espaço formativo e o tempo de duração da sessão.

Os recursos didáticos quando bem construídos e aplicados suscitam maior interesse e atenção por parte dos formandos (através das relações explícitas com os conteúdos que vão ser apresentados); ilustram o conteúdo do discurso do professor e/ou formador (através da referência a situações de aplicação quotidiana dos conhecimentos); facilitam a compreensão (através do reforço da mensagem já transmitida); ajudam a concretizar e a consolidar conhecimentos (através da integração do tema no contexto).

Considerações Finais

Para terminar, importa deixar bem assente que os recursos didáticos quando bem aplicados e na ‘dose’ certa são bastante úteis no processo de aprendizagem, na medida em que facilitam a troca de ideias e o diálogo através de um melhor conhecimento dos elementos de análise que o professor e/ou formador se propõem a transmitir. Contudo, os recursos didáticos são apenas ferramentas e nunca devem substituir o papel do professor e/ou formador, pois quando essa situação se revela por descuido dos mesmos, os recursos tornam-se bloqueadores da aprendizagem na medida em que diminuem o papel dos mesmos e despersonalizam a mensagem a transmitir.

1482 Visualizações 1 Total

References:

Referências Bibliográficas:

  • ARTETA, A. U. (1978). “Técnicas y métodos” in Como se programa un tema o una unidad didáctica, Zaragoza, I.C.E., Universidad de Zaragoza. pp.32-47;

  • CARDOSO, M. G. (1997). Manual de Apoio à Formação de Formadores de Formadores. Turim: OIT e IEFP;
  • PINTO, M. L. d. S. (2002). Práticas Educativas num Sistema Global. Porto, Edições ASA.

1482 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.