Aprendizagem – processo de aprendizagem

Conceito de Aprendizagem. A aprendizagem como processo. Fatores envolvidos no processo de aprendizagem.

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Conceito de Aprendizagem – processo de aprendizagem

A aprendizagem é o processo através do qual o indivíduo adquire, consolida ou reestrutura conhecimentos acerca de um determinado tema, prática ou comportamento.

Este é concretizado através da experiência ou formação, resultando em mudança relativamente a um momento inicial. Verifica-se ao longo de todos os estádios de desenvolvimento e é transversal aos diferentes contextos de vida do indivíduo.

Neste sentido, a aprendizagem enquanto processo afigura-se um conceito abrangente, podendo aplicar-se às mais diversas situações ou contextos, como o contexto escolar ou formativo (na aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre determinado conteúdo) ou o contexto social (na aquisição de competências sociais numa determinada situação).

Aprendizagem em contexto

Não obstante esta diferenciação, a aprendizagem escolar ou formativa implica também ela um contexto social de aprendizagem, de tal modo que a aquisição e integração de conteúdos escolares é influenciada pela vivência em contexto e por modelos sociais.

Por meio desta vivência, o indivíduo aprende também importantes competências socioemocionais no âmbito dos contexto família, escola/trabalho ou outros nos quais interaja.

Assim, para além da motivação e escolha do próprio para a aprendizagem, o modo como o indivíduo aprende comportamentos remete para o contexto social da aprendizagem. O processo de aprendizagem pode verificar-se por meio de observação de outros indivíduos (aprendizagem social; e.g. como aprender a comunicar, observando modelos) ou através da implementação de contingências do meio (condicionamento operante; e.g. como aprender a cumprir uma tarefa, na sequência de um reforço positivo, que aumenta a probabilidade de ocorrência do comportamento desejado).

Fatores envolvidos no processo de aprendizagem

De um modo geral, o processo de aprendizagem implica a interdependência de processos cognitivos, emocionais e respostas comportamentais envolvidos num contexto social.

São muitos os fatores relacionados com o processo de aprendizagem (escolar ou não), destacando-se a motivação, a perceção de autoeficácia e a autorregulação, que por sua vez contribuem para o investimento, agência e estratégias que cada indivíduo utiliza para concretizar um objetivo ou tarefa.

Palavras-chave: aprendizagem; aprendizagem social; autoeficácia; autorregulação

7699 Visualizações 1 Total

References:

Feist, J., & Feist, G. (2008). Teorias da Personalidade. São Paulo: McGraw-Hill.

Gleitman, H., Fridlund, A., Reisberg, D. (2007). Psicologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

7699 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.