Murad II

Murad II graças às diversas revoltas internas governou num dos períodos mais instáveis do Império Otomano,

Biografia de Murad II:

Murad II foi o sexto governante Otomano, era filho de Maomé I com Emine Hatun. Nasceu em Junho de 1404 em dia que a historiografia não consegue precisar. Reinou em dois momentos o primeiro entre 26 de Maio de 1421 e Agosto de 1444, e num segundo momento de Setembro de 1446 até a sua morte a 3 de Fevereiro de 1451.

Murad II

Murad II

Até os cinco anos de idade Murad II viveu em Amasya. Em 1410 muda-se para Edirne, Capital do Império Otomano na época, aquando da subida ao trono do pai após a morte do avô Bayezid. Foi nomeado governador de Amasya pelo pai. Em 1421 próximo dos dezassete anos é reconhecido Sultão após a morte de Maomé I.

Murad II teve que enfrentar imediatamente um grande desafio. Mustafa Çelebi reivindicava o direito ao trono otomano enquanto irmão de Maomé I. Apoiado pelos bizantinos que procuravam fragilizar o Império Otomano, Mustafa toma controlo dos territórios otomanos na Europa. As forças enviadas por Murad II para enfrentar o tio acabaram por aliar-se aos revoltosos.

Com um crescente número de apoiantes, Mustafa avança confiante pelo estreito de Dardanelos convicto da conquista do restante território otomano na Anatólia. Mihaloğlu um dos principais apoiantes do jovem sultão convence a generalidade dos aliados de Mustafa a atraiçoá-lo. Mustafa acabaria por ser capturado e morto pelas forças leais a Murad II.

Seguidamente o jovem sultão vira a sua atenção para Constantinopla. Cerca a cidade como forma de expansão territorial e retaliação pelo apoio a Mustafa. Os Bizantinos aliaram-se com alguns reinos turcos (beylik) da Anatólia contra o inimigo comum – otomanos. Os bizantinos e beyliks pretendiam colocar o irmão mais novo de Murad II, Küçük Mustafa, no trono otomano formando uma espécie de governo fantoche.

O Sultão abandonou a sua campanha para conquistar Constantinopla e centrou os seus esforços na subjugação e incorporação dos estados turcos independentes no Império Otomano. Embora com apenas treze anos e um mero fantoche das intrigas politicas, Murad II ordenou a execução do irmão após as forças que o apoiavam terem sido derrotadas.

Após a estabilização interna do Império Otomano retoma a expansão territorial na Europa. Gradualmente conquista novos territórios na Grécia e nos Balcãs enfrentando uma coligação cristã composta pela Sérvia, Hungria, Polónia e Sacro-Império Romano. Manteve a Sérvia sobre domínio Otomano, mas os constantes conflitos e algumas derrotas obrigaram-no a ceder o título de Sultão ao filho Maomé II em 1444.

A inexperiência de Maomé II na administração politica e militar do Império levou à revolta dos Janízaros e recolocação de Murad II no poder em 1446, governando até a sua morte em 1451. Na segunda batalha do Kosovo travada em 1448 derrota a coligação cristã e reafirma a supremacia otomana nos Balcãs.

Embora o sultanato de Murad II tenha sido marcado por uma profunda instabilidade interna e conflitos externos, permitiu a plena afirmação do Império Otomano em todas as frentes. O poder otomano tornou-se inquestionável no mundo turcomano e nos territórios europeus. Esta estabilização foi fundamental para que Maomé II tivesse as condições necessárias para definitivamente conquistar Constantinopla e destruir o grande rival – Império Bizantino.

652 Visualizações 1 Total

References:

CANTEMIR, Dimitrie, History of the Growth and Decay of the Osman Ottoman Empire, Londres 1734.

652 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.