Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Conceito de Consumismo
O termo Consumismo designa um tipo de atitudes e comportamentos (ou até mesmo um modo de vida) se caracterizam por um consumo impulsivo, descontrolado, irresponsável e muitas vezes irracional de produtos e serviços. O consumismo teve a sua génese na Revolução Industrial, podendo associar-se ao forte crescimento da produção, mas é sobretudo após a Segunda Guerra Mundial que ele ganha grande relevância. De facto, é partir desta altura que se observa um crescimento acentuado da produção e da riqueza e o surgimento, sobretudo nos países ocidentais, da designada sociedade de consumo.
Muitas vezes este tipo de consumo tem como objetivo o reconhecimento social através da demonstração ou exibição de status, por vezes até à custa de privações relativamente a bens de primeira necessidade. A falta de auto-estima ou distúrbios de ordem emocional e psicológica poderão ser também catalisadores para o consumismo. Por vezes este problema inicia-se logo na infância, com as crianças, influenciadas por diversos meios, nomeadamente a comunicação social, a adquirirem hábitos de consumo característicos do consumismo.
Numa sociedade consumista, o consumidor é permanentemente atraído para a renovação e para novos produtos, os fabricantes adoptam estratégias de obsolescência programada, existe uma condescendência generalizadamente aceite para o desperdício e, acima de tudo, não existem preocupações com as consequências do consumo ao nível social, económico, cultural ou ambiental. Geralmente, o excesso de consumo associado à facilidade de acesso ao crédito, nomeadamente o crédito ao consumo, leva a um endividamento crescente, sendo este um problema muito comum nas sociedades mais desenvolvidas.
Com o objectivo de lutar contra esta tendência surgida nas sociedades ocidentais, têm vindo a surgir diversos tipos de organizações que procuram promover a educações e consciencialização dos consumidores para um consumo mais responsável e racional, isto é, para aquilo que se chama o consumerismo.