Consumerismo

Conceito de Consumerismo

O termo Consumerismo designa um tipo de atitude oposta ao consumismo e que se caracteriza por um consumo racional, controlado e responsável e que tem em contas as consequências económicas, sociais, culturais e ambientais do próprio acto de consumir. Este tipo de atitude tem vindo a ganhar forma através da intervenção social de diversos indivíduos, movimentos, associações e outros tipos de organizações, que entre outras actividades, defendem os interesses dos consumidores e promovem o desenvolvimento sustentável do ponto de vista social, económico e ambiental.

Desde meados do séc. XX têm vindo a surgir um pouco por todo o mundo diversos movimentos e organizações de defesa do consumidor que procuram legitimar os seus direitos e contribuir para maior qualidade dos produtos e serviços e, em simultâneo, promover o desenvolvimento sustentável. Em Portugal, a DECO constitui um bom exemplo deste tipo de organizações.

Consumerismo vs. Consumismo

Consumerismo Consumismo
Racional (o consumidor sabe o que procura e necessita; compara preços; é influenciado pela publicidade mas tenta não se deixar ‘enganar’).
Responsável (o consumidor tem preocupações sobre o impacto do seu comportamento de consumo no ambiente ou na sociedade).
Impulsivo (a compra funciona como uma forma de alívio do stress e de otenção de sensação de prazer imediato).
Compulsivo (caso mais extremo em que o consumo se apresenta como uma forma de dependência – como a dependência de drogas – e desordem emocional).
15999 Visualizações 1 Total
15999 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.