Após várias migrações os Godos estabeleceram-se na região do Mar Negro, aí formaram um reino Godo até o suicídio de rei Hermenerico provavelmente em 375 d. C., que cedeu á pressão das sucessivas derrotas dos Godos perante os Hunos.
Com a morte do monarca o Reino Gótico dividiu-se em duas facções os Visigodos governados por Fritigerno e os Ostrogodos governados por Vitimiro.
Pela pressão militar exercida, tanto Ostrogodos como Visigodos viram-se na obrigação de deslocar-se para o ocidente aproximando-se das fronteiras do Império Romano. Em 376 noutra derrota ostrogoda às mãos dos Hunos Vitimiro é morte, como o seu filho ainda era menor a gestão e regência dos Ostrogodos ficou a cargo dos generais Alateu e Safrax.
Com o avanço para territórios romanos e a vitória dos Ostrogodos em aliança com os Visigodos na Batalha de Adrianópolis perante o poderoso Império Romano do Ocidente, os ostrogodos foram autorizados pelo império romano a ocupar parte da província da Panónia.
A partir do segundo quartel do século IV tornam-se aliados do Império Romano na luta contra o inimigo comum, os Hunos no decurso do século V comandados por Átila. Após a morte de Átila em 453 uma aliança entre os ostrogodos, liderada por Valamiro, Videmiro e Teodomiro revoltou-se contra os Hunos e começou a pressionar pela primeira vez em cerca de um século os Hunos.
As alianças eram mutáveis e pela altura da morte de Átila os Ostrogodos já eram aliados dos Hunos, de forma a romper com esta vassalagem os Ostrogodos revoltam-se e graças à Batalha de Nedau conseguem libertar-se do domínio Huno.
Com esta vitória foi formado um reino Ostrogodo na Panónia governado por três Reis Valamiro, Videmiro e Teodomiro. Com a morte de Videmiro e Valamiro, Teodomiro tornou-se o único governante dos Ostrogodos.
Quando Teodomiro morreu em 473 foi sucedido pelo seu filho Teodorico que ficaria conhecido para a história como o Grande, pela conquista da Península Itálica, onde governou em respeito pelos cidadãos e costumes do Império Romano do Ocidente que havia sido derrotado em 476. Conseguiu criar uma simbiose entre a civilização romana e os ocupantes bárbaros formando o Reino Ostrogodo em Itália. Formulou uma aliança e conquistou respeito por parte do Império Romano do Oriente sediado em Constantinopla, onde Teodorico tinha sido educado enquanto criança.
A aliança entre Ostrogodos e Bizantinos rompeu após a invasão Bizantina do Sul de Itália no decorrer da década de 30 do século VI, as hostilidades duraram até os inícios da década de 60 do mesmo século e terminaram com a conquista bizantina de Itália e a derrota dos Ostrogodos que enquanto entidade político-militar desapareceram para a história. Os seus parentes godos, os Visigodos estabeleceram-se na Península Ibérica e aí governaram atá a invasão árabe no século VIII.