Desportivo da Corunha

O Desportivo da Corunha é uma das históricas equipas do futebol espanhol, sediada na Galiza.

Logo Desportivo da Corunha

Logo Desportivo da Corunha

Fundação: 2 de Março de 1906.

Cidade/país: Corunha, Espanha

Estádio: Riazor

Cor equipamento principal: Azul e Branco.

Principal rival: Celta de Vigo.

Epíteto: Brancoazuis.

História:

O Desportivo da Corunha, em castelhano e na sua designação oficial Real Club Deportivo de La Coruña, ou simplesmente Depor, foi fundado a 2 de Março de 1906 como Club Deportivo de la Sala Calvet, em homenagem a um conceituado ginásio da Corunha da época. Em 1906 o monarca espanhol Afonso XII aceita a presidência honorífica do clube, passando a designação Real a fazer parte do clube.

O Desportivo da Corunha jogou inicialmente em campeonatos regionais, com a criação do campeonato espanhol de futebol no final da década de 20, consegue participar por várias vezes na primeira divisão. Mas o historial do clube nas décadas de 30, 40, 50 e 60 ficou marcado pelo, constante sobe e desce e alternância entre a primeira e a segunda divisão, como elucidam os títulos conquistados na segunda liga espanhola no decurso da década de 60, em 62, 64, 66 e 68, o clube conquistava a segunda divisão e logo na época seguinte era despromovido da elite do futebol espanhol.

A década de 70 marca o ponto mais negro da história do Depor, com a descida de dois escalões, da primeira divisão até a terceira divisão, onde sagrar-se-ia campeão na época de 1974-75.

O Depor iria manter-se na segunda liga até a época 1991-92. A ascensão ao primeiro escalão marca o período dourado do Depor, na época de 93/94 sagra-se vice-campeão, sendo superado apenas pelo FC Barcelona. Conquista o primeiro troféu de relevo em 1995 com a conquista da Taça de Espanha/Rei. Na década de 90 consegue diversos segundos e terceiros lugares na Liga Espanhola, o que lhe vale a alcunha de Super Depor, jogadores como Bebeto ou Mauro Silva destacaram-se no elenco do Desportivo da Corunha.

A viragem do milénio trouxe a conquista do título de campeão espanhol em 2000, tornando-se a primeira e única equipa galega a conquistar esta competição, nesta equipa destacavam-se Makaay, Naybet e Djalminha. A Taça do Rei voltaria a ser conquistada em 2002.

A nível europeu o Depor participou tanto na Taça UEFA, como na extinta Taça das Taças e na Liga dos Campeões, onde conseguiu atingir as meias-finais na época 2003-2004, eliminado pela equipa que conquistaria a competição nessa época, o FC Porto. Nos quartos-de-final da competição eliminou o AC Milan, numa das eliminatórias mais memoráveis da prova, após uma derrota por 4-1 em Itália, o Super Depor impus uma derrota por 4-0 ao Milan.

https://www.youtube.com/watch?v=b3nJMn5PPbE

O poderio financeiro dos grandes clubes espanhóis ditou o crescente desaparecimento do Desportivo da Corunha dos lugares de topo do campeonato espanhol, mas não pode deixar de ser salientado como uma equipa vinda da segunda divisão do futebol espanhol, conseguiu em menos de uma década ombrear e destronar os eternos candidatos ao título em Espanha.

Títulos:

  • Campeão espanhol por uma vez: 1999-00
  • Vencedor Taça de Espanha por duas vezes: 1994-95, 2001-02.
  • Vencedor Segunda Divisão Espanhola por cinco vezes: 1961-62, 1963-64, 1965-66, 1967-68, 2011-12.
  • Vencedor terceira divisão espanhola por uma vez: 1974-75.
  • Vencedor Taça Intertoto: 2008.
1014 Visualizações 1 Total

References:

http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=42

http://www.canaldeportivo.com/

1014 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.