Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
A Marina de Vilamoura localiza-se em Quarteira, no concelho de Loulé, na região do Algarve. Situada mais especificamente na zona de Vilamoura, a marina iniciou a sua atividade em 1974. Foi pioneira em Portugal e atualmente ocupa um lugar de referência no contexto da náutica de recreio.
É a maior marina do país, com um total de 825 postos de amarração, bem como um estaleiro totalmente equipado e funcional e ainda um centro de treinos de vela profissional.
Em termos históricos a Marina de Vilamoura tem um papel importante, uma vez que foi em seu redor que se desenvolveu o projeto arquitetónico de criação do empreendimento turístico de Vilamoura, iniciado em 1965.
Características da Marina de Vilamoura
Foi uma das primeiras em Portugal a obter a certificação de Qualidade e Ambiente ISO 14001 e ISO 9001. Além disso, tem a certificação europeia de Bandeira Azul para Marinas e a distinção de 5 Âncoras pela Yacht Harbour Association (TYHA). Deste modo, a marina combina a qualidade, sustentabilidade e valorização ambiental com a oportunidade de oferecer aos visitantes uma experiência de lazer numa zona do país que tem mais de 300 dias de sol por ano e uma diversidade de oferta turística. Vilamoura é um dos maiores empreendimentos turísticos da Europa, com hotéis, aldeamentos turísticos, moradias, apartamentos de luxo, praias e espaços de animação. Nas suas imediações encontra-se a Praia de Vilamoura.
Esta marina portuguesa obteve, em 2019, pelo oitavo ano consecutivo, a distinção de Melhor Marina de Portugal pela Publituris Portugal Trade Awards. Acresce ainda o prémio internacional “Marina of Distinction”, por ter recebido consecutivamente, entre 2015 e 2017, o Prémio de Melhor Marina Internacional.
Com um total de 825 postos de amarração, a marina de Vilamoura pode acolher embarcações até 60 metros.