Apoio social

O apoio social visa a capacidade de dar resposta às necessidades sociais do indivíduo, através das relações estabelecidas com os outros.

O apoio social visa a capacidade de dar resposta às necessidades sociais do indivíduo, através das relações estabelecidas com os outros.

De acordo com os estudos de Martins (2005) o apoio social encontra maior incidência de análise em indivíduos na terceira idade e, principalmente, nas sociedades mais ocidentais onde se regista o maior índice de velhice.

É notória a preocupação com o apoio social no sentido de promover o desenvolvimento social, a saúde e o bem-estar das diferentes relações (Martins, 2005).

Vários são os trabalhos levados a cabo por diferentes autores no sentido de compreender a necessidade de apoio social na terceira idade para permitir melhorar a qualidade de vida nesta faixa etária, garantindo a superação das suas expectativas e objetivos (Carneiro, Falcone, Clark, Prette, & Prette, 2007).

Em geral, os diferentes autores entendem o apoio social como algo que permite desenvolver e criar relações sociais e rede de suporte, na forma de alguém em quem o indivíduo possa confiar (Martins, 2005).

É importante ter em conta que o apoio social engloba várias vertentes como a comunitária, a social e até a do relacionamento íntimo, porque se trata de um processo dinâmico em que os indivíduos trocam entre si os recursos pessoais que existem e que têm, no sentido de responder às exigências do meio ambiente (Martins, 2005).

Um dos setores mais importantes no que concerne ao tema é a saúde do idoso, a qual se pode verificar que melhora significativamente, quanto melhor for o suporte social ao qual o mesmo tem acesso (Carneiro, Falcone, Clark, Prette, & Prette, 2007).

Entende-se ainda que o apoio social pressupõe a existência de afiliação, afeto, pertença, identidade, segurança e aprovação (Martins, 2005).

Todos os tópicos acima citados aumentam as chances de o idoso ver s suas condições de saúde melhoradas (Carneiro, Falcone, Clark, Prette, & Prette, 2007).

Conclusão

Compreende-se, através dos diversos estudos, que a rede de apoio social, especialmente na terceira idade, é importante para garantir a saúde e a qualidade de vida do indivíduo no seu todo. Esta questão é possível através das diversas relações estabelecidas com os outros, nas quais se constrói a afetividade, a identidade, o espírito de pertença, entre outros fatores necessários ao desenvolvimento saudável.

 

190 Visualizações 1 Total

References:

  • Carneiro, R.S, Falcone, E, Clark, C, Prette, Z.D, & Prette, A.D. (2007). Qualidade de Vida, Apoio Social e Depressão em Idosos: Relação com Habilidades Sociais. Psicologia, reflexão e Crítica, 20 (2), 229-237. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/prc/v20n2/a08v20n2;
  • Martins, R.M. (2005). A relevância do apoio social na velhice. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu, nº 31 – Maio de 2005. Disponível em http://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/429.
190 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.