Cividade de Âncora

Apresentação da Cividade de Âncora: localização geográfica, características e início do processo de classificação como monumento de elevada importância

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

A Cividade de Âncora é uma fortificação localizada na freguesia de Âncora, no concelho de Caminha, no distrito de Viana do Castelo, em Portugal. 

A fortificação é atribuída aos séculos II e I a.C. É considerada uma das mais significativas da cultura castreja. Representa um núcleo habitacional com características bem definidas. É, deste modo, um marco histórico-cultural de relevo. 

Ao longo dos anos foram desenvolvidas várias escavações, nomeadamente por Christopher Hawkes, Francisco Martins Sarmento, Abel Viana e Armando Coelho. Estes estudos arqueológicos permitiram perceber o ordenamento do espaço urbano através das estruturas defensivas e dos serviços públicos, mas também uma forte organização do sistema de reprodução e de metalurgia do ferro. Uma parte do espólio extraído nas escavações está presente no Museu Municipal de Caminha.

Em 2018 foi anunciado que a Cividade de Âncora estava em vias de ser classificada, enquanto património arqueológico de valor reconhecido. 

Características da Cividade de Âncora

A Cividade de Âncora localiza-se numa elevação montanhosa na margem esquerda do rio Âncora. Encontra-se a uma altitude máxima de 187 metros. É circundada por três muralhas. Foi construída na proto-história com fins militares e residenciais. 

As ruínas da cividade correspondem a um povo fortificado de duas linhas de muralha defensivas com vestígios de ocupação romana. O povoado tinha casas de planta circular ou oval, com bancos de pedra em redor dos muros e suporte de pedra para poste de sustentação da cobertura. Além disso, verifica-se ainda a construção com um forno, um conjunto habitacional com uma fonte de mergulho e recinto funerário com caixas sepulcrais.

204 Visualizações 1 Total
204 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.