Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Na pequena povoação de Cacela Velha, na freguesia de Vila Nova de Cacela, no concelho de Vila Real de Santo António, localiza-se um núcleo histórico que vale a pena visitar. Este espaço incorpora uma igreja medieval e uma fortaleza reconstruída após o terramoto de 1755.
Este núcleo histórico representa uma viagem aos vestígios da povoação medieval no coração da Ria Formosa. A riqueza histórica e arqueológica combina-se com uma paisagem humanizada e preservada.
Mais recentemente, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António iniciou um processo de candidatura do Núcleo Histórico da Cacela Velha a Património da Humanidade pela sua singularidade e grau de preservação.
História do Núcleo Histórico da Cacela Velha
Nesta localidade existiu uma povoação romanizada muito importante. Esta importância é comprovada pelos vestígios arqueológicos. Da Pré-História documentam-se edificações de tipo dolménico e por uma necrópole. Alguns autores acreditam que a sua origem se deve aos fenícios, outros defendem ser romana e outros esclarecem que a sua origem é árabe. Claro é que cúneos, fenícios e cartagineses ter-se-ão instalado no local, transformando-o num entreposto comercial. O império romano escolheu Cacela para a sua base militar.
A povoação cresceu durante o domínio árabe no Algarve, tendo o nome de Hicene Cacetala. Fortaleza ribeirinha, foi a sede de um vasto território. Apesar de ter sido a época de maior apogeu, foi também neste período que se iniciou a sua decadência.