Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
O Mosteiro de São Pedro de Roriz, também conhecido por Igreja Matriz de São Pedro de Roriz, é um mosteiro que se localiza na freguesia de Roriz, no concelho de Santo Tirso, no distrito do Porto. O mosteiro é um dos mais belos exemplares da arquitetura românica do Douro Litoral e está classificado como Monumento Nacional desde 1910.
História do Mosteiro de São Pedro de Roriz
A Igreja de Roriz pertencia a um mosteiro, cuja fundação é atribuída a D. Toure Serrão, em 1070. No entanto, o primeiro documento conhecido do mosteiro apenas refere uma permuta de propriedades no ano de 1096.
Em 1173 D. Afonso I fez a doação deste mosteiro à Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. No final do século XII e início do século XIII os cónegos regrantes construíram a atual igreja. Ao longo de mais de 100 anos a construção foi-se desenvolvendo em cinco fases:
- Século XII – construção da capela-mor e início da construção da nave
- Início do século XIII – execução dos portais, elevação dos muros laterais da nave e contraforte no lado sul
- Antes de 1225 – edificação do anexo sul, hoje a sacristia
- Meados do século XIII – construção da capela de Santa Maria
- Final do século XIII – conclusão da empena sobre o arco triunfal execução das cornijas
Da igreja primitiva observam-se um capitel figurativo, um friso, uma imposta e duas bases. A igreja foi consagrada no final do século XIII. O mosteiro funcionou até 1572, quando Luís Fernandes, o último prior comendatário morreu. Nesse ano a comunidade monástica foi extinguida e sobreviveu apenas a comunidade paroquial. Assim, o espaço do mosteiro passou a ser franqueado à comunidade local.
A propriedade passou a ser posse da Companhia de Jesus que a usou como residência até 1759, quando recebeu ordem de expulsão do país pelo Marquês de Pombal. Já no século XIX a propriedade foi adquirida pelo visconde de Roriz e desde essa altura que está aberta à comunidade local.