Cascata da Pedra da Ferida

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Conhecida por Pedra da Ferida, esta cascata localiza-se na Serra do Espinhal, em Penela, perto de um lugar chamado Ribeira da Azenha. A origem da cascata da Pedra da Ferida está associada com o maior número de rochas mais duras.

Study_on_a_waterfall_IV_(32735697844)

Características

A cascata da Pedra da Ferida localiza-se a 2,6 quilómetros da aldeia do Espinhal em plena serra do Espinhal, no concelho de Penela. Com cerca de 30 metros, forma uma piscina à sua queda, ótima para um banho durante o verão.

Origem da cascata

A cascata deve a sua origem ao relevo de dureza provocado pela existência de rochas corneanas (uma rocha mais dura) a montante em relação a rochas xistosas (rocha mais branda) a jusante. Esta diferença de dureza causou um conjunto de pequenas cascatas que materializam o declive brusco da ribeira da Azenha nesta zona.

Como visitar a cascata

Sendo uma das principais atrações turísticas do concelho de Penela e da região, a cascata da Pedra da Ferida apenas é acessível a pé. Para poder admirar esta beleza natural é necessário percorrer algumas centenas de metros ao longo da margem da ribeira da Azenha, através de um trilho pedonal. O final do percurso corresponde a uma queda de água com cerca de 25 metros de altura. Assim, para visitar a cascata é necessário deixar o carro a algumas centenas de metros e percorrer um trilho pedonal. A zona encontra-se bem sinalizada, munida de boas infra-estruturas, incluindo parque de merendas e pontes. Se preferir admirar a cascata ao longe, pode fazê-lo a partir de um miradouro próximo do lugar de Carvalha da Serra.

259 Visualizações 1 Total
259 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.