Conceito de Atmosfera
A atmosfera corresponde à camada de ar que envolve o Globo Terrestre, a qual pode dividir-se em diversas camadas com características físicas substancialmente diferentes, nomeadamente a troposfera, a estratosfera, a mesosfera e a exosfera.
Camadas da Atmosfera:
- Troposfera: é a primeira camada da atmosfera e tem uma altura média de 12 km (cerca de 8 km nos pólos e de 17 km no equador); é a camada mais agitada da atmosfera, onde ocorrem os fenómenos meteorológicos; junto à superfície é constituída maioritariamente por azoto (78%) e oxigénio (21%), seguindo-se o árgon (0,9%) e o anídrino carbónico (0,03%); na troposfera, a temperatura diminui com a altitude.
- Estratosfera: está localizada após a troposfera e até cerca de 50 km de altitude; é na estratosfera que se localiza a camada de ozono, um gás da família do oxigénio responsável pela absorção de grande parte das radiações ultravioletas, um tipo de radiação extremamente nocivo para a vida na Terra; é nesta camada que se inicia a difusão da luz solar que origina a cor azul do céu; ao contrário do que acontece na troposfera, na estratosfera a temperatura aumenta com a altitude.
- Mesoesfera: é uma camada da atmosfera localizada entre os 50 km e os 85 km de altitude e que se caracteriza por temperaturas extremamente baixas que diminuem com a altitude e que podem atingir os -120ºC no seu limite superior; é na mesoesfera que se dá geralmente a combustão dos meteoróides provocando o fenómeno das estrelas cadentes.
- Termosfera (ou ionosfera): localiza-se entre os 85 km e os 400 km de altitude e é caracterizada pelo facto de, devido aos processos de ionização, a temperatura aumentar com a altitude; é na termosfera que ocorrem os fenómenos da auroras polares.
- Exosfera: inicia-se acima dos 400 km e é constituída essencialmente por átomos de hidrogénio, oxigénio ionizado e oxigénio neutro; nesta camada a densidade dos átomos é tão pequena que estes se movem em trajectórias aleatórias e raramente chocam entre si.
6070 Visualizações 1 Total