Perda por Imparidade

Conceito de Perda por Imparidade: A expressão perda por imparidade é definida pelas Normas Internacionais de Contabilidade como a quantia pela qual a quantia…

Perda por Imparidade

A expressão ‘Perda por Imparidade’ é definida pelas Normas Internacionais de Contabilidade como a quantia pela qual a quantia escriturada de um activo excede a sua quantia recuperável. Este conceito tem aplicação, por exemplo, no cálculo do valor pelo qual um determinado activo deve estar escriturado.

Sempre que um determinado ativo esteja escriturado (isto é, registado contabilisticamente) por um valor superior ao seu valor recuperável através da sua utilização ou da sua alienação no mercado, a entidade deve proceder à correção do seu valor através do reconhecimento de uma perda por imparidade.

De acordo com o estabelecido pela IAS 36 – Imparidade de Activos, uma entidade deve avaliar em cada data de relato se há qualquer indicação de que um activo possa estar com imparidade. Se qualquer indicação existir, a entidade deve estimar a quantia recuperável do activo e proceder ao reconhecimento da perda por imparidade calculada como a diferença entre a quantia escriturada e a quantia recuperável.

9589 Visualizações 4 Total
9589 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter