Freamunde é uma cidade portuguesa localizada no concelho de Paços de Ferreira no distrito do Porto, na região Norte. Esta é uma cidade com uma área de 4,68 km² e 7789 habitantes, de acordo com os censos de 2011, tendo por isso uma densidade populacional de 1 664,3 hab./km².
História da cidade
Cansados dos movimentos migratórios e bélicos, os primeiros povos que se fixaram neste local encontraram aqui condições favoráveis de fertilidade, beleza e frescura natural. Diz a lenda que nesta terra fizeram a sua Paz (Frea) e refugiaram-se à sua Proteção (Munde). Deste modo, a origem do nome desta freguesia remete para a expressão “terra de paz e proteção”.
Os vestígios aqui existentes permitem perceber que foram vários os núcleos populacionais instalações em Freamunde, nomeadamente os romanos, que introduziram novas técnicas de cultivo e formas de organização administrativa, política e militar. Após os romanos, por volta de 410 fixaram-se os suevos – um povo bárbaro que se estendeu por toda a região de Entre Douro e Minho. As Inquirições de D. Afonso II, em 1258, permitem perceber a antiguidade desta freguesia. Nessa altura, Freamunde era citada tendo como orago S. Salvador “Hic incipit Ecclesiae Sancti Salvatoris de Fremundi”.
No início do século XX, Freamunde distinguia-se no contexto concelhio pelo seu dinamismo económico e pelos movimentos associativos. A 13 de junho de 1933 a freguesia consegue a elevação a vila. A ascensão a cidade aconteceu a 19 de abril de 2001.
Património Edificado
A Capela de S. Francisco e a Capela de S. António são os dois principais locais de referência quando se fala de património edificado em Freamunde. A Capela de S. Francisco é um conjunto edificado no século XVIII que nos anos 80 do século XX recebeu um lambrim de azulejos e em 1992 o Cruzeiro do Adro. Já a Capela de S. António tem altares neoclássicos e uma só nave onde se venera Santa Luzia a 13 de dezembro.
Tradições
Freamunde é conhecida a nível nacional por duas tradições/eventos anuais que atraem milhares de visitantes à cidade.
A famosa Feira dos Capões realiza-se todos os anos desde que D. João V subiu ao trono em 1706, sempre no dia 13 de dezembro. É um evento onde são comercializados os frangos capões, ou seja, galos que, devido ao facto de terem sido castrados, passaram a alimentar-se compulsivamente e a engordar bastante, tendo uma carne mais saborosa do que os frangos comuns.
As Festas Sebastianas também se realizam anualmente e são a principal festividade da cidade. Celebrada em honra de São Sebastião, é uma festa que decorre sempre no segundo fim-de-semana de julho e tem mais de 115 anos de história. Habitualmente as Sebastianas decorrem durante uma semana e são um misto de festa sagrada e profana que atrai à cidade mais de 120 mil visitantes. No final de cada noite, manda a tradição, a “vaca de fogo” encerra o dia de festa.
Brasão da Cidade
O brasão de Freamunde é composto por um escudo de prata, um ramo de oliveira verde no centro, frutado de negro, entre dois capões; em cima encontra-se um livro aberto em tom de prata, encadernado e guarnecido de azul; em baixo pode ver-se uma roda dentada em tom de vermelho. Na parte superior está um mural de cinco torres em prata. O listel é branco com a legenda FREAMUNDE a preto.